Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Irã reivindica ataque a dois navios na região do Estreito de Ormuz

O Estreito de Ormuz se tornou uma das regiões de maior tensão do conflito no Oriente Médio, por ser rota de escoamento de petróleo

Laura Braga11/03/2026 10:34, atualizado 11/03/2026 14:38
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Fatemeh Bahrami/Anadolu Agency/Getty Images
Estreito de Ormuz

Ao menos três navios foram atacados nesta quarta-feira (11/3) na área do Estreito de Ormuz, que está fechado pelo Irã desde o início dos ataques realizados pelos Estados Unidos e Israel, em 28 de fevereiro. De acordo com a agência de notícias iraniana Tasnim, a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) reivindicou o ataque a duas embarcações.

As embarcações atingidas tinham bandeiras da Tailândia, das Ilhas Marshall e do Japão. Segundo as informações iniciais, ao menos três tripulantes estão desaparecidos.

O Estreito de Ormuz é um local de extrema importância por ser a rota para cerca de 20% do petróleo usado em todo o planeta.

De acordo com a agência marítima britânica UKMTO, no ataque desta quarta-feira, um porta-contêineres e dois cargueiros foram atingidos por “projéteis desconhecidos”. O órgão registrou 14 incidentes contra navios no Estreito de Ormuz desde o início do conflito, em 28 de fevereiro.

Irã reivindica ataque a dois navios na região do Estreito de Ormuz - destaque galeria
3 imagens
Estreito de Ormuz, canal marítimo por onde passa 20% do petróleo mundial
 O conflito no Oriente Médio está no 19°  dia
Crise no Estreito de Ormuz acelera busca por outras rotas no Golfo
1 de 3

Crise no Estreito de Ormuz acelera busca por outras rotas no Golfo

Gallo Images/Orbital Horizon/Copernicus Sentinel Data 2025
Estreito de Ormuz, canal marítimo por onde passa 20% do petróleo mundial
2 de 3

Estreito de Ormuz, canal marítimo por onde passa 20% do petróleo mundial

Lara Abreu/ Arte Metrópoles
 O conflito no Oriente Médio está no 19°  dia
3 de 3

O conflito no Oriente Médio está no 19° dia

Getty Images

Embarcações atingidas

Um dos navios atingidos é um graneleiro com bandeira da Tailândia. Segundo a Marinha do país, 20 tripulantes da embarcação foram resgatados, mas três ainda estavam desaparecidos.

O navio porta-contêineres One Majesty, de bandeira japonesa, também sofreu danos leves causados ​​por um projétil desconhecido a 46 km a noroeste de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. A proprietária do navio, a Mitsui O.S.K., disse que todos os tripulantes estão a salvo.

Um terceiro navio, outro graneleiro, também foi atingido por um projétil desconhecido a aproximadamente 80 quilômetros a noroeste de Dubai. O projétil danificou o casco do Star Gwyneth, navio com bandeira das Ilhas Marshall, informou a empresa de gestão de riscos marítimos Vanguard. A empresa disse ainda que a tripulação está a salvo.

Na terça-feira (10/3), as Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram que destruíram 16 navios iranianos de instalação de minas “perto do Estreito de Ormuz”. A Agência Internacional de Energia (AIE) cogita recorrer às reservas estratégicas de petróleo. Já os governantes do G7 devem ter uma reunião por videoconferência nesta quarta-feira para “provavelmente abordar” a questão das reservas energéticas, segundo o ministro francês da Economia, Roland Lescure.