Irã diz que ataque dos EUA a navio deixou ao menos 104 mortos
Navio de guerra iraniano Iris Dena foi afundado por torpedo de submarino dos EUA no Oceano Índico. Ao todo, 32 tripulantes ficaram feridos
atualizado
Compartilhar notícia

O governo do Irã confirmou que ao menos 104 tripulantes morreram e outros 32 ficaram feridos após um ataque dos Estados Unidos contra o navio de guerra iraniano Iris Dena, ocorrido na semana passada. A informação foi divulgada, neste domingo (8/3), pela agência estatal iraniana Fars.
De acordo com o governo iraniano, os militares feridos foram levados para um hospital no Sri Lanka para receber tratamento, depois que autoridades locais iniciaram uma operação de resgate na região.
O ataque ocorreu na última quarta-feira (4/3), quando um submarino da Marinha dos Estados Unidos disparou um torpedo que atingiu e afundou a fragata iraniana no Oceano Índico. O navio estava a cerca de 19 milhas náuticas da costa da cidade de Galle, no sul do Sri Lanka.

Inicialmente, o Irã havia informado que ao menos 80 pessoas tinham morrido no episódio. O novo balanço, divulgado neste domingo, elevou o número de vítimas para 104 mortos e 32 feridos.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, confirmou que afundaram um navio de guerra iraniano com um torpedo enviado de um submarino norte-americano.
“No Oceano Índico, um submarino americano afundou um navio de guerra iraniano que se achava seguro em águas internacionais. Em vez disso, foi afundado por um torpedo — Morte Silenciosa”, informou Hegseth em coletiva de imprensa.
Torpedos são projéteis autopropulsados que se deslocam debaixo d’água em direção a um alvo, como navios ou submarinos inimigos. Eles podem ser guiados por sonar, fios ou por rotas previamente programadas.
Ainda segundo o secretário de Defesa dos Estados Unidos, este foi o primeiro afundamento de um navio inimigo por torpedo desde a Segunda Guerra Mundial.
