metropoles.com

Em meio à tensão nuclear, Irã aceita cooperar com agência da ONU

Decisão aconteceu após reunião entre autoridades do país com Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

atualizado

Compartilhar notícia

Anadolu Agency/Getty Images
Director General of IAEA Rafael Mariano Grossi in Iran
1 de 1 Director General of IAEA Rafael Mariano Grossi in Iran - Foto: Anadolu Agency/Getty Images

Neste sábado (4/3), o Irã anunciou que aceita cooperar com inspeções e monitoramento de atividades nucleares no país. A decisão aconteceu após uma reunião entre o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, e o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), Mohammad Eslami.

“O Irã, de forma voluntária, permitirá que a AIEA implemente outras atividades de verificação e monitoramento”, disse em comunicado conjunto.

O país se dispôs a fornecer acesso a três instalações nucleares para inspeção, que será acertada em uma reunião a ser realizada em Teerã.

Em entrevista coletiva, Rafael Grossi se disse satisfeito com a visita ao país, que tinha como objetivo “relançar o diálogo” sobre a retomada de negociações de um acordo nuclear entre Irã e potências mundiais que possuem arsenal atômico.

O avanço nas conversas sobre a limitação da atividade nuclear no Irã acontece dois anos após o país deixar um acordo assinado em 2015, junto de Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China.

Desde então, o país persa tem aumentado o enriquecimento de urânio a níveis próximos ao necessário para a construção de bombas nucleares.

Compartilhar notícia