metropoles.com

Em resposta a uma condenação, Irã aumenta enriquecimento de urânio

Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) condenou o país por falta de cooperação e transparência em seu programa nuclear

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Screenshot_2505
1 de 1 Screenshot_2505 - Foto: Getty Images

Nesta terça-feira (22/11), o Irã anunciou o aumento do enriquecimento de urânio e o uso de centrífugas de alta tecnologia em resposta a uma condenação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o órgão regulador nuclear global. A informação foi divulgada pela mídia do país.

Após uma nova resolução de censura ser aplicada contra o Irã por falta de cooperação com a IAEA, aprovada na última semana, o país informou ter aumentado o enriquecimento de urânio na usina nucelar Fordow para 60%.

Segundo a agência reguladora, o Irã tem dificultado a investigação sobre vestígios de material nuclear, que foram encontrados em diversos locais não declarados.

Esta é a segunda usina nuclear iraniana a elevar o enriquecimento de urânio para 60%. A primeira vez aconteceu em Natanz, uma das principais usinas do programa nuclear iraniano, em abril do ano passado.

Apesar de ainda estar abaixo da pureza necessária para uma bomba atômica, o Irã descumpre o acordo nuclear firmado com potências mundiais em 2015, onde foi estabelecido o limite de 3,67%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?