Igreja em Roma apaga rosto de anjo inspirado em Giorgia Meloni

Diocese da capital italiana mandou desfazer afresco polêmico que parece retratar a primeira-ministra Giorgia Meloni como um anjo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/X
Foto de anjo pintado em igreja com a cara da premiê italiana Giorgia Meloni
1 de 1 Foto de anjo pintado em igreja com a cara da premiê italiana Giorgia Meloni - Foto: Reprodução/X

Um afresco restaurado em uma igreja em Roma gerou enorme repercussão na Itália devido à semelhança do rosto do anjo retratado na cena com o da primeira‑ministra do país, Giorgia Meloni.

Nesta quarta-feira (4/2), porém, o restaurador responsável pela obra, Bruno Valentinetti, apagou o rosto do anjo da Basílica de São Lourenço em Lucina após uma reunião entre a Diocese de Roma e o pároco da igreja. “O Vaticano que me disse [para apagar]”, afirmou ao jornal italiano La Repubblica. “Sim, é o rosto da primeira-ministra, mas seguindo a linha do quadro anterior”, argumentou.

A decisão ocorreu enquanto a autoridade italiana responsável pelos monumentos históricos tentava esclarecer se a feição dada pelo restaurador havia sido autorizada. Agora, o anjo que ganhou notoriedade internacional deve ser devolvido à sua aparência original.

Valentinetti, restaurador amador de 83 anos, havia anteriormente negado à imprensa italiana que Meloni tivesse sido uma inspiração, dizendo que apenas renovou sua própria pintura original de 2000. Após a pressão da Cúria, porém, admitiu sua intenção de retratar a premiê na imagem.

Ao ser entrevistado em um podcast anteriormente, o artista já havia recuado e admitido que a ideia para o novo rosto lhe veio enquanto dormia. “Meloni apareceu para mim em um sonho, vestida de branco. Ela me disse: ‘Bruno, pinte o anjo à minha imagem. Dê a ele o meu rosto!’ Minha mão então se moveu sozinha”, disse.

Na imagem, o “anjo Meloni” segura um pergaminho onde está desenhado o mapa da Itália e parece se ajoelhar diante do busto do último rei da Itália, Umberto 2º.

Restauração atraiu visitantes

A história ganhou fôlego desde que foi revelada pelo La Repubblica, em 31 de janeiro. A reportagem afirmava que um anjo da Basílica de São Lourenço em Lucina teria sido alterado para se parecer com a política conservadora de 49 anos.

“Antes da restauração, era um querubim genérico. Hoje, tem o rosto da mulher mais poderosa do país”, dizia o artigo.

O afresco antes chamava pouca atenção, mas agora tornou‑se um ímã para visitantes da capital italiana. Turistas lotam o local para tirar fotos, às vezes interrompendo a missa, segundo a imprensa. A igreja fica em uma das praças mais famosas de Roma, a poucos metros da famosa Escadaria Espanhola.

Meloni tratou o episódio com humor, publicando no Instagram uma foto da figura alada com a legenda: “Não, definitivamente eu não pareço um anjo.”

Igreja e governo investigam o caso

O pároco da igreja, Daniele Micheletti, reconheceu a semelhança, mas minimizou sua importância. Ele argumentou que há uma longa tradição de artistas que retratam pessoas conhecidas em suas obras. Segundo Micheletti, porém, o pedido foi para que a capela fosse restaurada “exatamente como era”. A obra foi encomendada devido a danos à pintura causados por infiltração.

A pintura original datava do ano 2000, o que significava que não estava sob nenhum tipo de proteção patrimonial, acrescentou.

No entanto, a diocese de Roma e o ministério da Cultura da Itália abriram investigações sobre o caso. Técnicos da pasta foram enviados para inspecionar a figura e “verificar a natureza da obra”. Só então serão decididas “as ações a serem tomadas”, afirmou o ministério em nota.

Já o vigário da capital, cardeal Baldassare Reina, argumenta que figuras políticas não têm lugar na arte sacra. “Reafirmando o compromisso da Diocese de Roma com a preservação de seu patrimônio artístico e espiritual, reiteramos firmemente que imagens da arte sacra e da tradição cristã não podem ser mal utilizadas ou exploradas, pois existem exclusivamente para apoiar a vida litúrgica e a oração pessoal e comunitária”, disse em comunicado divulgado antes de a pintura ser apagada.

Leia mais reportagens como esta em DW, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?