Por acordo Mercosul-UE, Lula diz que conversou com Meloni nesta quinta

Segundo líderes europeus, acordo não está pronto para ser assinado. Governo ainda espera a assinatura no sábado (20/12)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente Lula participa da 14 Conferência Nacional de Assistência Social CNAS – Metrópoles 1
1 de 1 Presidente Lula participa da 14 Conferência Nacional de Assistência Social CNAS – Metrópoles 1 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que ligou para a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, nesta quinta-feira (18/12) para tratar sobre o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Tanto a italiana quanto o presidente da França, Emmanuel Macron, tem se posicionado contra a assinatura do tratado neste sábado (20/12), durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR).

Segundo os líderes europeus, o acordo ainda não está pronto para ser assinado, temendo que prejudique os setores agrícolas da região — já que estão previstas reduções em taxas de importação e exportação na agropecuária. O tratado consiste no livre comércio entre os dois blocos econômicos, incluindo, além do setor do agronegócio, também o da indústria.

O governo brasileiro, porém, ainda espera que o acordo, negociado há 26 anos, seja assinado nos próximos dias. Lula também disse que Meloni declarou a ele não ser contrária ao acordo, e que vai tentar convencer os agricultores italianos.

“Liguei hoje para a primeira-ministra Meloni. […] A minha surpresa foi eu saber que a Itália estava também junto com a França não querendo assinar o acordo porque tem uma questão política entre os agricultores”, disse o petista.

“Na conversa com a primeira-ministra Meloni, ela ponderou pra mim que ela não é contra o acordo, que apenas está vivendo um certo embaraço politico por conta dos agricultores italianos, mas que ela tem certeza de que é capaz de convence-los a aceitar o acordo”, continou Lula.

Nesta quinta, Macron, se posicionou contrário a assinatura do tratado. Em uma coletiva de imprensa, o líder francês saiu em defesa do setor agropecuário do país com declarações protecionistas e de riscos quanto à segurança alimentar.

Milhares de agricultores europeus protestam em Bruxelas, com centenas de tratores, contra a política agrícola da UE e a assinatura do acordo comercial com o Mercosul. Os líderes dos 27 países realizam a última cúpula deste ano na capital belga.

Na quarta (17/12), durante reunião ministerial, Lula afirmou que, se o acordo não for assinado no sábado, ele não fará mais a tratativa enquanto estiver à frente do Palácio do Planalto.

“Eu já avisei para eles: se a gente não fizer agora, o Brasil não fará mais acordo enquanto eu for presidente”, declarou o petista.

“Faz 26 anos que a gente espera esse acordo. O acordo é mais favorável para eles do que para nós. O [presidente da França, Emmanuel] Macron não quer fazer por causa dos agricultores deles… a Itália não quer fazer não sei por causa do quê. O dado concreto é que nós, do Brasil e do Mercosul, trabalhamos muito para aceitar esse acordo e passar uma ideia”, continuou Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?