Groenlândia multa TV alemã por filmagem com bandeira dos EUA

Comediante tentou hastear a bandeira americana durante gravação de um programa satírico na Groenlândia, mas foi impedido por moradores

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Bandeira da Groenlândia
1 de 1 Bandeira da Groenlândia - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A polícia da Groenlândia multou a equipe de um programa satírico alemão depois que um integrante tentou hastear uma bandeira dos Estados Unidos durante a gravação de um quadro na capital do território ártico.

Segundo a emissora pública alemã NDR, o comediante Maxi Schafroth pretendia erguer a bandeira americana em um espaço público de Nuuk, mas foi confrontado por pedestres que passavam pelo local nessa quinta-feira (29/1). A polícia foi acionada e aplicou uma multa. O caso, testemunhado por um repórter da agência de notícias AFP, agora segue sob investigação.

O incidente ocorre em meio à pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, pela aquisição do território autônomo da Groenlândia, que compõe o Reino da Dinamarca.

A NDR afirmou que o segmento do programa Extra 3, exibido há anos pela emissora, tinha a intenção de ser uma resposta crítica e satírica às declarações do presidente americano.

“As ações dos EUA, debatidas globalmente, motivaram a análise crítica no programa satírico. Em nenhum momento durante as filmagens houve a intenção de que a sátira fosse direcionada aos groenlandeses”, afirmou a emissora. “A equipe editorial expressa seu pesar ao povo da Groenlândia caso essa impressão tenha sido criada”, continuou.

Prefeita diz que ato é “prejudicial”

Avaaraq Olsen, prefeita do distrito de Kommuneqarfik Sermersooq, que inclui a capital, ficou indignada.

“Hastear uma bandeira em nosso centro cultural da capital – a bandeira de uma superpotência militar que, há semanas, vem insinuando o uso de força militar contra o nosso país – não é uma piada”, afirmou em nota.

“Não é engraçado. É imensamente prejudicial”, continuou. “Quando você amplifica esses medos por conteúdo, cliques ou risadas, você não está sendo ousado nem criativo. Você está aumentando a angústia de uma população já vulnerável. Portanto, pause antes de filmar. Pense antes de encenar algo ‘engraçado’.”

Ainda não está claro sob qual regra a equipe de Schafroth foi sancionada.

Trump recua de ameaças

No Fórum Econômico Mundial, em Davos, Trump afirmou, após conversas com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, que agora existe uma estrutura para um acordo sobre o futuro da Groenlândia.

Ao mesmo tempo, retirou ameaças anteriores de tarifas punitivas contra aliados europeus, incluindo a Alemanha, por seu apoio à Groenlândia e à Dinamarca.

Leia mais reportagens como essa em DW, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?