O governo da primeira-ministra britânica Liz Truss durou menos que o alface do tabloide “Daily Star”. A afirmação parece estranha, mas é isso mesmo.
O jornal inglês criou uma competição na internet, na última sexta-feira (14/10), em meio à crise no governo do Reino Unido, em que transmitia ao vivo as imagens de um retrato da primeira-ministra ao lado de um pé de alface, enfeitado com peruca e óculos.
A intenção era ver quem ia durar mais tempo: o governo de Liz Truss ou a hortaliça. Com a renúncia da governante nesta quinta-feira (20/10), a alface venceu.

Questões econômicas levaram ao fim do governo de TrussReprodução/ Daily Star

Tablóide fez brincadeira comparando primeira-ministra a alfaceReprodução/ Daily Star

Transmissão ao vivo mostrava retrato de Liz Truss ao lado de hortaliça Reprodução/ Daily Star

Liz Truss renunciou ao governo após pouco mais de um mêsReprodução/ Daily Star
A brincadeira começou a repercutir nas redes sociais após o anúncio da primeira-ministra. A equipe do “Daily Star” derrubou o retrato na transmissão ao vivo.
Saída rápida
Liz Truss deixa o cargo após um mês e meio de mandato. Os primeiros dias de governo foram marcados pela morte da rainha Elizabeth II, mas a volta da normalidade, com o anúncio de um orçamento que desagradou o mercado financeiro, levou a uma crise econômica.
Houve uma baixa histórica da libra esterlina, com aumento dos preços, e o próprio partido passou a pressionar a primeira-ministra.
Em discurso de renúncia, Truss citou a “guerra ilegal de Vladimir Putin” como um dos fatores para a instabilidade em seu mandato.