Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Governo da Venezuela trabalha com Israel na reconstrução do país

Grupo de Israel está na Venezuela e apresentou plano para a recuperação do país após terremotos

13/07/2026 15:24
Divulgação/Forças de Defesa de Israel (FDI)
Imagem colorida mostra militares de Israel na Venezuela - Metrópoles

O governo da Venezuela tem atuado ao lado de Israel para reconstruir o país, fortemente abalado após dois terremotos seguidos no fim de junho. Em um comunicado divulgado no domingo (12/7), militares afirmaram que um plano de recuperação para a nação caribenha foi desenvolvido por israelenses, e já começou a ser implementado.

Desde o início do mês especialista israelenses atuam na Venezuela. Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, a equipe trabalha na reestruturação e em avaliações em edifícios danificados pelos tremores.


Os números da tragédia após terremotos

  • 4.490 mil mortes
  • 16.740 mil pessoas feridas
  • 6.462 mil sobreviventes resgatados
  • 17.907 mil pessoas desabrigadas
  • 856 edifícios afetados
  • 190 instalações colapsadas
  • 32.401 mil pacientes atendidos

“Como parte da missão, os membros da delegação realizaram visitas aos locais, informaram os moradores sobre a condição dos edifícios e realizaram avaliações de engenharia”, disse um comunicado divulgado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI). “Além disso, iniciou-se a implementação do plano nacional de recuperação após terremotos. O plano foi desenvolvido por uma equipe de especialistas do Comando da Frente Doméstica em Israel e aprovado pelo Presidente da Venezuela, o Ministro da Infraestrutura e a equipe local responsável pelo projeto”.

Maiores detalhes sobre o plano de recuperação do país não foram divulgados. O governo venezuelano também não se pronunciou sobre o assunto.

No sábado (11/7), a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, rejeitou uma proposta do governo da Colômbia sobre Bogotá liderar a reconstrução nas áreas mais afetadas no território venezuelano. 

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Relações Israel x Venezuela

O trabalho em conjunto entre venezuelanos e israelenses acontecem apesar da ausência de relações diplomáticas entre os dois países.

Desde 2009, Israel e Venezuela não mantém laços formais após o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez cortar as relações. Na época, o líder chavista justificou o afastamento como sendo uma retaliação as ações militares israelenses na Faixa de Gaza. 

A colaboração também coincide com a mudança na política externa venezuelana após a captura de Nicolás Maduro, em janeiro deste ano.

Após a queda do ex-presidente, a atual líder do país, Delcy Rodríguez, alinhou a Venezuela aos interesses do governo de Donald Trump. 

O maior exemplo aconteceu justamente no setor apontado pelo presidente dos Estados Unidos como uma das maiores razões para a presença norte-americana no país: o petrolífero.

Nos últimos meses, o governo interino de Rodríguez tem adotado uma série de medidas que abriu o setor petrolífero do país para investimentos estrangeiros — e também negociações com gigantes do petróleo dos EUA.

Por conta do alinhamento com Washington, a administração da herdeira política de Maduro é contestada por analistas e parte da comunidade internacional. Neste fim de semana, o jornal The New York Times publicou uma longa reportagem onde o secretário de Estado dos EUA,

Marco Rubio, é apontado como o líder de fato na Venezuela, e seria o responsável por “dar as cartas” no país por meio de conversas diretas com Delcy.