metropoles.com

Governo da Malásia suspende festival após beijo gay da banda The 1975

Grupo britânico teve show interrompido no Good Vibes Festival após vocalista criticar leis antiLGBTQ+ do país durante apresentação

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Imagem colorida mostra dois homens se beijando
1 de 1 Imagem colorida mostra dois homens se beijando - Foto: Reprodução/Twitter

Um festival de música na Malásia acabou cancelado, após o vocalista da banda britânica The 1975, Matty Healy, 34 anos, criticar no palco as leis antiLGBTQ+ do país e, na sequência, dar um beijo na boca do baixista Ross MacDonald, 34.

O episódio aconteceu no Good Vibes Festival, em Kuala Lumpur, nessa sexta-feira (21/7), e o governo malaio decidiu cancelar os demais shows, que ocorreriam durante todo este fim de semana.

Assista: 

O grupo teve o show interrompido por autoridades do país durante o discurso do vocalista. “Não vejo sentido em convidar o The 1975 para vir a um país e, depois, dizer-nos com quem podemos fazer sexo”, disse Healy à plateia.

Matt acrescentou: “Isso não é justo com vocês, porque vocês não representam seu governo. Vocês são jovens, e tenho certeza de que muitos de vocês são gays e progressistas”. Por fim, o vocalista repetiu que aquilo tudo era “ridículo”.

Censura e penalidades

No país, que criminaliza a relação entre pessoas do mesmo sexo, quem desobedecer a lei pode ser condenado a 20 anos de prisão.

Após a intervenção do governo, pouco depois do discurso, Healy interrompeu a apresentação e declarou: “Tudo bem. Temos de ir. Acabamos de ser banidos de Kuala Lumpur. Vejo vocês depois.”

Os organizadores do festival anunciaram, no sábado (22/7), que o Ministério das Comunicações e Digital do país havia decidido cancelar o evento, que teria, também, shows de bandas como Strokes, Sabrina Carpenter e Blink 182.

Em comunicado divulgado nas redes sociais do festival Good Vibes, há detalhes de que o cancelamento se deu “após a polêmica conduta e comentários feitos pelo artista britânico Matty Healy, da banda The 1975”.

“Essa decisão adere à diretiva de cancelamento imediato, emitida às 13h20 [horário local], de 22 de julho de 2023, pelo Ministério das Comunicações e Digital. A pasta sublinhou a postura inabalável contra quaisquer partes que desafiem, ridicularizem ou violem as leis da Malásia. Pedimos sinceras desculpas a todos os detentores de ingressos, fornecedores, patrocinadores e parceiros”, destaca o texto.

Neste domingo (23/7), a banda divulgou, ainda, que cancelou shows na Indonésia e em Taiwan, “devido às circunstâncias atuais”, mas sem dar detalhes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?