Fugitivo do 8/1 dribla Itamaraty e PF e escapa para a Espanha

Apolo Carvalho da Silva pediu proteção à Espanha após fuga com passaporte emitido pelo Consulado do Brasil no México

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
apolo-carvalho
1 de 1 apolo-carvalho - Foto: Reprodução

Acusado de incitação ao crime e associação criminosa, um fugitivo do 8/1 conseguiu driblar autoridades brasileiras e, apesar de um mandado de prisão em aberto, embarcou para a Europa com um passaporte emitido pelo consulado brasileiro no México. Ele ainda pediu asilo político à Espanha.

A informação foi confirmada pelo Metrópoles com fontes do Itamaraty.

O homem identificado como Apolo Carvalho da Silva, de 28 anos, conseguiu um novo passaporte um passaporte antigo apreendido e uma ordem judicial que impedia a expedição de novos documentos mesmo com um mandado de prisão em aberto.

O réu pelos atos estava no México ao fugir do Brasil em 2024, após quebrar a tornozeleira eletrônica. Antes de chegar ao país da América do Norte, ele passou por Argentina, Peru e Colômbia.

Apolo ficou no México entre janeiro e dezembro de 2025 e se estabeleceu no estado de Querétaro. Em setembro do ano passado, ele registrou um boletim de ocorrência alegando que havia perdido o passaporte enquanto estava no país como turista.

Com a ocorrência em mãos, o brasileiro foi até o Consulado do Brasil no México e solicitou um novo passaporte, emitido no dia 29 daquele mês.

Segundo fontes diplomáticas ouvidas pelo Metrópoles, funcionários consulares, adidos da Polícia Federal (PF) no México, não verificaram se havia restrições contra Apolo antes de emitir o documento. 

À época, o brasileiro era alvo de algumas medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre elas a proibição de deixar o Brasil ou a emissão de um novo passaporte, já que o antigo havia sido apreendido em 2023.

Depois de ter o documento em mãos, Apolo fugiu para a Espanha em dezembro do último ano, onde solicitou “proteção internacional”. A análise do pedido, informou o UOL, deve ocorrer em 16 de abril. 

O erro que possibilitou a fuga do réu pelos atos do 8/1 só foi percebido por autoridades brasileiras em 29 de janeiro. Após isso, o passaporte de Apolo foi cancelado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?