Foguete chinês gigante faz descida descontrolada rumo à Terra

Foguete cairá entre 7 e 9 de maio, em localização ainda desconhecida, e pode causar chuva de destroços

atualizado 05/05/2021 14:44

Foguete sendo lançadoGetty Images

Pedaços do foguete chinês gigante Long March 5B cairão na terra em um local ainda desconhecido pelas autoridades americanas. O objeto mede 30 metros de largura e está a 170km de altura da superfície do planeta.

Até agora, pouco se sabe sobre a queda do objeto, mas estima-se que ele deva entrar na atmosfera entra os dias 7 e 9 de maio.

Uma postagem do Comando Espacial do Governo dos EUA no Twitter anunciou que órgão está localizando o foguete, mas que o local exato em que ele cairá só poderá ser determinado poucas horas antes da queda.

O lixo espacial viaja a 28.000 km/h e se a equipe falhar na previsão do momento em que ele cairá em apenas meia hora, o erro na localização pode ser de mais de 10.000 km.

A expectativa é que o foguete caia entre em qualquer lugar entre os paralelos 42 Norte e 42 Sul. Ou seja, nas latitudes entre Nova York, Madri e Pequim, e entre o Chile e a Nova Zelândia.

Os cientistas, no entanto, ressaltam que as chances dos destroços causarem grandes estragos são pequenas, já que a maior parte deve ser incinerada no momento em que entrar na atmosfera terrestre. Além disso, como 70% da superfície do planeta é composta por água, há grandes chances de o foguete cair no oceano.

0

O Long March B5 enviou à órbita o módulo Tianhe, que fará parte da futura estação espacial chinesa. A expectativa era que o módulo realizasse queimas de combustível para se afastar da Terra, o que não aconteceu por um problema não revelado.

Últimas notícias