Doria pede que governo federal pare de falar mal da China

"Parar de falar mal da vacina da China e dos chineses vai dar uma boa ajuda", disse o governador de São Paulo

atualizado 28/04/2021 13:54

Governador João DoriaFábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez nesta quarta-feira (28/4) um apelo para que os integrantes do governo federal parem de falar mal da China.

“Parar de falar mal da vacina da China e dos chineses vai dar uma boa ajuda”, disse Doria. Após criticas do ex-chanceler Ernesto Araújo e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nessa terça (27) foi a vez de o ministro da Economia, Paulo Guedes, atacar o país asiático.

O problema é que o Brasil depende de insumos enviados pela China para produção da Coronavac, principal vacina contra a Covid-19 do Plano Nacional de Imunização, comandado pelo Ministério da Saúde.

Por causa do atraso na entrega de insumos para a produção da vacina, o Brasil enfrenta dificuldade para aplicar a segunda dose.

Guedes afirmou que a China produziu o vírus. “O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva do que a americana. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Então, os caras falam: ‘Qual é o vírus? É esse? Tá bom, decodifica’. Tá aqui a vacina da Pfizer. É melhor do que as outras”, declarou Guedes, durante reunião do Conselho de Saúde Complementar.

Horas depois, ele se retratou. “Somos muito gratos à China. Tomei a Coronavac, aliás, tomei neste domingo a segunda dose”, disse.

Últimas notícias