EUA: Kamala Harris visitará Polônia e Romênia em apoio à Ucrânia
Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, também anunciou ida a Europa para reforçar apoio contra Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, vai viajar para a Polônia e à Romênia de 9 a 11 deste mês de março. Os países fazem fronteira com a Ucrânia e têm recebido refugiados desde o início da invasão de tropas russas, em 24 de fevereiro.
Harris visitará as capitais Varsóvia e Bucareste em novo esforço dos EUA para manifestar apoio ao governo de Volodymyr Zelensky.
A missão “demonstrará a força e a unidade da Otan, assim como o apoio americano aos aliados no flanco oriental”, definiu a Casa Branca em nota. Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau também irá a Europa de 6 a 11 de março em busca de reforçar o apoio à Ucrânia.
O líder anunciou que visitará cidades como Londres, Riga, Berlim e Varsóvia.
Em uma primeira crítica pública contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o presidente ucraniano acusou, nesta sexta-feira (4/3), o grupo militar coordenado pelos Estados Unidos de “dar sinal verde” para a Rússia bombardear o país.
Zelensky ficou irritado com a decisão da Otan de não decretar zona de exclusão no espaço aéreo da Ucrânia. A medida militar é uma proibição que funciona como tática de proteção contra ataques.
“Sabendo que novos ataques e baixas são inevitáveis, a Otan decidiu deliberadamente não fechar os céus sobre a Ucrânia”, criticou em pronunciamento gravado.
O líder ucraniano, que assiste ao recrudescimento da guerra, quer respostas mais incisivas dos países do Ocidente contra a arrancada russa. “Criaram uma narrativa em que supostamente fechar os céus da Ucrânia provocará uma agressão direta à Rússia”, salientou ao dizer que o entendimento é uma “auto-hipnose”.