EUA investiga governadores mexicanos por supostos laços com cartéis

Movimento ocorre um mês após governo dos EUA denunciar autoridades de Sinaloa por suposta colaboração com cartéis mexicanos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Alfonso Durazo, governador de Sonora (México) e Americo Villarreal , governador de Tamaulipas (México)
1 de 1 Alfonso Durazo, governador de Sonora (México) e Americo Villarreal , governador de Tamaulipas (México) - Foto: null

Os governos dos estados mexicanos de Sonora e Tamaulipas negaram nesta quarta-feira (3/6) que os governadores Alfonso Durazo e Américo Villarreal sejam alvo de investigações dos Estados Unidos por supostos vínculos com o crime organizado. A manifestação ocorreu após reportagem do Los Angeles Times afirmar que ambos estão sendo investigados por autoridades norte-americanas e tiveram seus vistos revogados.

Segundo o jornal, Durazo, governador de Sonora, estaria sob investigação por supostas ligações com organizações criminosas, enquanto Villarreal, governador de Tamaulipas, seria alvo de apurações relacionadas ao contrabando ilegal de combustíveis, conhecido no México como huachicol.

A publicação afirma ainda que os dois teriam recebido autorização especial para entrar nos Estados Unidos, apesar da suposta revogação dos vistos.

Em resposta, representantes dos dois governos estaduais rejeitaram as alegações. A chefe do Sistema Estadual de Comunicação Social de Sonora, Paloma Terán, afirmou que Durazo possui visto válido e não foi notificado sobre qualquer investigação por parte das autoridades norte-americanas.

Já o coordenador de Comunicação Social de Tamaulipas, Gerardo Algarín, classificou as informações como “acusações falsas” e disse que não existem documentos ou evidências que sustentem as alegações divulgadas.

EUA investiga governadores mexicanos por supostos laços com cartéis - destaque galeria
3 imagens
Trump e presidente do México conversam sobre fronteira e narcotráfico
Americo Villarreal, governador de Tamaulipas (México)
Alfonso Durazo, governador de Sonora (México)
1 de 3

Alfonso Durazo, governador de Sonora (México)

Jaime Lopez/Getty Images
Trump e presidente do México conversam sobre fronteira e narcotráfico
2 de 3

Trump e presidente do México conversam sobre fronteira e narcotráfico

Anna Moneymaker/Getty Images - Reprodução/Redes Sociais
Americo Villarreal, governador de Tamaulipas (México)
3 de 3

Americo Villarreal, governador de Tamaulipas (México)

Hector Vivas/Getty Images

Suposto envolvimento com Cartel de Sinaloa

As novas revelações surgem pouco mais de um mês após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciar acusações contra dez autoridades e ex-autoridades do estado de Sinaloa por suposta colaboração com a facção criminosa Los Chapitos, ligada ao Cartel de Sinaloa.

Entre os denunciados estão o governador licenciado de Sinaloa, Rubén Rocha Moya; o senador Enrique Inzunza Cázarez; o vice-procurador de Sinaloa, Dámaso Castro Zaavedra; o prefeito licenciado de Culiacán, Juan de Dios Gámez Mendívil; e o ex-secretário de Segurança Pública do estado, Gerardo Mérida Sánchez.

Segundo promotores do Distrito Sul de Nova York, os investigados teriam utilizado suas posições para proteger integrantes do cartel contra investigações e ações policiais, compartilhar informações sigilosas e facilitar o transporte de drogas para os Estados Unidos em troca de subornos.

Após a divulgação das acusações, o governo mexicano recebeu pedidos de prisão preventiva para fins de extradição dos investigados.

A Procuradoria-Geral da República (FGR), porém, afirmou que os documentos enviados pelos Estados Unidos não continham elementos suficientes para justificar as detenções e solicitou o envio de provas adicionais.

A reportagem do Los Angeles Times sugere que Washington passou a ampliar o foco de suas investigações para além dos líderes dos cartéis, mirando também autoridades públicas suspeitas de facilitar as atividades das organizações criminosas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações