metropoles.com

Estrela do balé ucraniano morre após ser atingido em bombardeio

Bailarino já atuou em balés como O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta e O Quebra-Nozes pela Ópera Nacional de Kiev

atualizado

Compartilhar notícia

Redes sociais
Bailarino era um dos principais nomes da dança na Ucrânia
1 de 1 Bailarino era um dos principais nomes da dança na Ucrânia - Foto: Redes sociais

Artyom Datsishin, considerado um dos maiores nomes do balé ucraniano, morreu nessa quinta-feira (17/3), aos 43 anos. Ele foi ferido em um ataque russo a Kiev, em 26 de fevereiro, e estava internado desde então.

“Adeus, meu caro homem! Não consigo expressar a dor no meu coração que está a me esmagar! Em memória amorosa de ti”, escreveu Tatiana Borovik, amiga de Datsishin, nessa quinta-feira pelo Facebook.

Datsishin era conhecido internacionalmente como principal bailarino da Ópera Nacional de Kiev, uma das maiores companhias de dança do mundo. Ele já participou de turnês pela Europa e Estados Unidos, em balés como O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes, A Bela Adormecida, Giselle e Romeu e Julieta.

O ex-diretor do balé Bolshoi Alexei Ratmanski foi um dos nomes que lamentou a perda do bailarino. “Ele era um lindo dançarino amado por seus colegas. Uma dor insuportável”, escreveu no Instagram nessa quinta.

O diretor da Ópera Nacional da Ucrânia, Anatoli Sovovianenko, também se pronunciou: “Morreu nosso colega, um artista maravilhoso, um famoso solista da companhia de balé.”

0

 

Bombardeios continuam

Kharkiv, Kiev e uma área próxima de Lviv sofreram bombardeios russos na manhã desta sexta-feira (18/3), segundo autoridades ucranianas. Nas duas primeiras cidades, houve mortes, enquanto na terceira um centro de manutenção de aviões foi atingido.

Por volta das 8h40 (horário da Ucrânia), em Kharkiv, um prédio que abrigava instituição de ensino superior, com seis andares, se tornou alvo dos russos, assim como dois edifícios residenciais vizinhos. Como resultado, uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas.

Enquanto isso, em Kiev, pouco depois, resquícios de um míssil acabaram atingindo um edifício residencial no distrito de Podilsk. De acordo com informações preliminares dos serviços de emergência, 12 pessoas conseguiram ser resgatadas, com 19 feridas, incluindo quatro crianças. Uma vítima morreu.

O prefeito de Lviv, Andriy Sadovy, também confirmou que mísseis atingiram fábrica de reparos de aviões na região. Segundo Sadovy, várias disparos foram feitos e destruíram um prédio. Felizmente, não houve mortes.

As autoridades ucranianas apontam que a intensidade dos ataques russos se encontra em uma escalada assombrosa, inclusive com hospitais, escolas, casas e até abrigos como alvo. Ao menos quatro grandes cidades ucranianas estão em colapso. Faltam água, luz, aquecimento, comunicação (internet e telefone) e comida.

Enfrentam a situação mais dramática Kiev, capital e coração do poder; Kharkiv, a segunda maior cidade do país; Mariupol, que está sitiada há 10 dias e tem vivido ataques maciços; e Kherson, onde russos alegam ter tomado o poder.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?