Embarcação abandonada com R$ 407 milhões em cocaína aparece em ilha
Autoridades destruíram 647 tijolos da droga nesta quinta-feira (17/12). Essa foi a maior apreensão da história na região do Pacífico
atualizado
Compartilhar notícia

Uma embarcação fantasma, ou seja, sem tripulação, foi encontrada à deriva na costa das Ilhas Marshall, no Pacífico, com mais de 600 kg de cocaína, informou a polícia local, na terça-feira (15/12).
Não há registro da origem do barco de pesca. A droga estava escondida em 649 pacotes de aproximadamente um quilo, escondidos dentro do casco da embarcação.
As autoridades de combate às drogas confirmaram, nesta quinta-feira (17/12), que 647 pacotes foram incinerados. Os outros dois tiveram como destino a DEA, autoridade norte-americana que combate o tráfico de drogas, para análise.
O valor estimado da carga destruída é R$ 407 milhões. De acordo com a rádio local RNZ, essa é a maior carga apreendida na história das Ilhas Marshall.
Um morador de Ailuk encontrou a embarcação à deriva e avisou às autoridades locais. O promotor de Justiça do país, Richard Hickson, solicitou aos moradores que informem qualquer carregamento irregular que vejam pelo território.
Hickson acredita que o barco de pesca estava sem rumo há dois anos antes de ser encontrado na costa das Ilhas Marshall.
A extensão das Ilhas Marshall é de apenas 181 quilômetros quadrados, sendo considerado um dos menores países do mundo. Localizado na Oceania, é um território independente associado aos Estados Unidos. A população é por volta de 60 mil pessoas.