metropoles.com

Em Mariupol, 10 mil morreram na guerra, e 150 mil esperam resgate

A guerra completa, nesta segunda-feira, 47 dias. Assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, contou que acordo definiu resgate

atualizado

Compartilhar notícia

Satellite image (c) 2022 Maxar Technologies
Imagem de satélite mostra destruição em área residencial com muita fumaça após ataque aéreo da Rússia em Mariupol, Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Imagem de satélite mostra destruição em área residencial com muita fumaça após ataque aéreo da Rússia em Mariupol, Ucrânia - Metrópoles - Foto: Satellite image (c) 2022 Maxar Technologies

O governo da Ucrânia anunciou que conseguiu, em negociações com os russos, um acordo para retirada de 150 mil moradores de Mariupol, cidade que está sitiada e já foi devastada por bombardeios. Lá, 10 mil moradores teriam morrido desde o início da guerra.

Nesta segunda-feira (11/4), de acordo com um assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ficou definido que ônibus farão o resgate de forma segura.

O líder dos separatistas pró-Rússia da região de Donetsk, Denis Pushilin, anunciou que o porto da cidade de Mariupol, localizada às margens do Mar de Azov, está sob o controle dos rebeldes.

“Em relação ao porto de Mariupol, já está sob nosso controle”, afirmou Pushilin. A declaração foi divulgada pela agência de notícias russa RIA.

A guerra completa, nesta segunda-feira, 47 dias. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) discute a situação dramática que a Ucrânia está vivendo.

“Última batalha”

Tropas ucranianas que combatem em Mariupol afirmaram que a munição para continuar a resistência está acabando.

Em mensagem publicada no Facebook da 36ª brigada da Marinha nacional, eles trataram a situação como “última batalha”. “Será a morte para alguns de nós e a captura para outros”, frisa o texto.

Segundo a prefeitura, 90% dos prédios foram danificados e 40%, destruídos, incluindo hospitais, escolas, creches e fábricas. Cerca de 140 mil pessoas já fugiram da cidade.

Mariupol — área considerada estratégica pela Rússia, pela posição geográfica — está há mais de 20 dias cercada.

Sob ataques constantes e em colapso, Mariupol é o último grande centro ucraniano a resistir na faixa entre a Crimeia e o território russo.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?