metropoles.com

“Porto de Mariupol está sob nosso controle”, diz líder de separatistas

Cidade ucraniana localizada às margens do Mar de Azov está sob o controle dos rebeldes. A cidade foi devastada durante a invasão

atualizado

Compartilhar notícia

Kremlin Press Office / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Líder a região separatista da Ucrânia, Donetsk, Denis Pushilin. Ele é branco, tem cabelo e barba preta e olhos claros, usando terno em reunião no Kremlin - Metrópoles
1 de 1 Líder a região separatista da Ucrânia, Donetsk, Denis Pushilin. Ele é branco, tem cabelo e barba preta e olhos claros, usando terno em reunião no Kremlin - Metrópoles - Foto: Kremlin Press Office / Handout/Anadolu Agency via Getty Images

O líder dos separatistas pró-Rússia da região de Donetsk, Denis Pushilin, anunciou que o porto da cidade de Mariupol, localizada às margens do Mar de Azov, está sob o controle dos rebeldes.

“Em relação ao porto de Mariupol, já está sob nosso controle”, afirmou Denis Pushilin. A declaração foi divulgada pela agência de notícias russa RIA.

As forças das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk lutam ao lado das tropas comandadas pelo presidente Vladimir Putin.

O governo russo quer “dobrar ou talvez até triplicar” a presença do Exército na região separatista pró-Rússia de Donbass, onde ficam Donetsk e Lugansk. As informações foram divulgadas por agências internacionais de notícias nesta segunda-feira (11/4).

A guerra completa, nesta segunda-feira, 47 dias. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) discute a situação dramática que a Ucrânia está vivendo.

Segundo a prefeitura, 90% dos prédios foram danificados e 40%, destruídos, incluindo hospitais, escolas, creches e fábricas. Cerca de 140 mil pessoas fugiram da cidade.

Mariupol — área considerada estratégica pela Rússia, pela posição geográfica — estava há mais de 20 dias cercada, mas os militares não haviam conseguido tomar o poder.

Sob ataques constantes e em colapso, Mariupol é o último grande centro ucraniano a resistir na faixa entre a Crimeia e o território russo.

0

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?