Guerra cortará pela metade alta do comércio e do PIB mundial, diz OMC

O conflito na Ucrânia terá impacto econômico elevadíssimo em todo o mundo em 2022, prevê a Organização Mundial do Comércio

atualizado 11/04/2022 15:18

Divulgação

A guerra na Ucrânia reduzirá até pela metade o crescimento do comércio global. A taxa ficará entre 2,4% e 3%. A projeção anterior, divulgada em outubro de 2021, era de 4,7%.

A tendência foi anunciada pela Organização Mundial do Comércio (OMC), na manhã desta segunda-feira (11/4).

O conflito no Leste Europeu diminuirá o crescimento do PIB global, que é a soma de todas as riquezas produzidas. O índice pode encolher até 1,3 ponto percentual e fechar o ano entre 3,1% e 3,7%.

A OMC está cautelosa “não apenas para crise humanitária de proporções imensas”, mas também com a previsão de um “revés severo para a economia global”.

O confronto completa, nesta segunda-feira, 47 dias. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) discute a situação dramática que a Ucrânia está vivendo.

Guerra

O governo russo quer “dobrar, ou talvez até triplicar,” a presença do Exército russo na região separatista pró-Rússia de Donbass, onde situam Donetsk e Lugansk. As informações foram divulgadas por agências internacionais de notícias nesta segunda-feira (11/4).

Segundo o governo ucraniano, a ofensiva na região já começou, e a Rússia “concentra milhares de soldados no leste”.

O governo de Vladimir Putin se negou a interromper os bombardeios na Ucrânia para negociar o que seria um acordo de paz no Leste Europeu. Nesta segunda-feira (11/4), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, confirmou que Moscou não pedirá que tropas pausem os ataques. As declarações foram dadas em entrevista à TV estatal russa.

Zelensky pede armas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aos parlamentares sul-coreanos mais apoio para seus militares, incluindo aviões e tanques.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

Nesta segunda-feira (11/4), Zelensky discursou no Parlamento da Coreia do Sul: “A Coreia do Sul pode ajudar a Ucrânia. A Coreia do Sul tem vários sistemas de defesa contra tanques, navios e mísseis russos”, explicou.

Ele emendou: “Ficaríamos gratos se a Coreia do Sul pudesse nos ajudar a combater a Rússia. Se a Ucrânia puder ter essas armas, elas não apenas salvarão a vida das pessoas comuns, mas também salvarão a Ucrânia”.

Mais lidas
Últimas notícias