Em carta, Lula parabeniza Rodrigo Paz, eleito presidente da Bolívia

Rodrigo Paz, de centro-direita, venceu o pleito no último domingo, encerrando 20 anos da esquerda no poder

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/X
Rodrigo Paz, presidente eleito da Bolívia
1 de 1 Rodrigo Paz, presidente eleito da Bolívia - Foto: Reprodução/X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta segunda-feira (20/10), o presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz (foto em destaque), que venceu o segundo turno das eleições nesse domingo (19/10).

O petista enviou uma carta ao ex-senador de centro-direita e disse que o pleito foi concluído “em clima de tranquilidade e harmonia”. “Demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que deve seguir norteando toda a nossa região”, disse Lula nas redes sociais.

Paz foi declarado eleito com 54,5% dos votos, com 91,2% da apuração total. Ele disputou a presidência contra o ex-presidente da Bolívia Jorge “Tuto” Quiroga. Trata-se da primeira votação em segundo turno nas eleições do país e marca o fim de 20 anos da esquerda à frente da Bolívia.

“O presidente eleito pode contar com o meu compromisso de seguir trabalhando em benefício de nossas relações bilaterais e de cooperação em temas de interesse mútuo. A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, disse Lula.

A Bolívia enfrenta uma profunda crise econômica e uma escassez de combustíveis. Paz propõe uma descentralização do Estado e uma redução de impostos no que chama de “capitalismo para todos”. Ao mesmo tempo, quer manter programas sociais e fazer uma abertura gradual ao mercado, ganhando apoio da população urbana e o eleitorado jovem.

O ex-presidente Evo Morales, que é considerado foragido pela Justiça pelo caso de suposto tráfico e exploração de menores, está em reclusão e votou nulo nas eleições de domingo, já que foi impedido pela Justiça Eleitoral de disputar um novo mandato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?