metropoles.com

Dona do Facebook é multada em 265 milhões de euros

Penalidade foi aplicada por vazamento de dados de cerca de 530 milhões de usuários, entre 2018 e 2019, após ação de hacker

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Imagem colorida mostra Mark Zuckerberg, CEO da Meta, com microfone na mão / metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Mark Zuckerberg, CEO da Meta, com microfone na mão / metrópoles - Foto: Reprodução/Facebook

A Meta, dona do Facebook, foi multada em 265 milhões de euros (R$ 1,47 bilhão) por não proteger informações, como números de telefone, de cerca de 530 milhões de usuários na Europa A sanção foi aplicada nesta segunda-feira (28/11) pela Comissão de Proteção de Dados (CPD) da Irlanda, que analisa esses casos na União Europeia.

Essa é a terceira vez em quase um ano e meio que o CPD puniu a Meta, ou suas subsidiárias como o Instagram e o WhatsApp, em episódios envolvendo a violação de privacidade. No total, as multas superam US$ 900 milhões.

Um porta-voz da Meta, a empresa de Mark Zuckerberg, disse que a companhia avaliaria a decisão. A análise do caso começou no ano passado por um problema provocado por um um hacker, ocorrido entre maio de 2018 e setembro de 2019.

O controle das autoridades sobre a atividade das empresas de tecnologia tem sido rigoroso na Europa, mesmo fora da zona do euro. Na terça-feira (22/11), o órgão responsável por regular a concorrência entre empresas no Reino Unido informou que havia iniciando investigações contra a Apple e a Alphabet, a dona do Google.

O objetivo da apuração era definir se o domínio exercido pelas duas empresas sobre sistemas operacionais usados em celulares, assim como em jogos eletrônicos em nuvem, prejudica os consumidores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?