O Banco Central (BC) autorizou a Visa a fazer alterações no regulamento de pagamentos para atender a implementação da nova plataforma de pagamentos do grupo Meta, o Facebook Pay.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18/11). O meio de pagamento está em vigor desde 2021, mas não tinha autorização do uso cartões Visa e Mastercard.
Com a decisão, os cartões com bandeira Visa poderão realizar transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago no novo meio de pagamento.
“Essa funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre seus usuários, autorizada em março deste ano”, diz o BC em nota.
Porém, essa é uma etapa de longo processo para a liberação do Facebook Pay no Brasil, que ainda precisa atender outros requisitos regulatórios aplicáveis para entrar em pleno funcionamento.
O BC destaca a garantia de concorrência, não discriminação no credenciamento e que tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação.
O Facebook Pay será um serviço de rede social on-line que permitirá transações financeiras e troca de moeda digital, moeda virtual, criptomoeda, ativos digitais e blockchain, ativos digitalizados, tokens digitais, tokens de criptografia e ativos descentralizados.