metropoles.com

Diário de guerra: acordo de paz não sai do lugar, tensão mundial sobe

O Metrópoles reúne as principais notícias do conflito: bombardeios se intensificam, enquanto russos e ucranianos não se entendem

atualizado

Compartilhar notícia

Mykola Myakshykov/ Ukrinform/Future Publishing via Getty Images
Barricada cerca estrutura completamente destruída por ataque russo em Odessa, Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Barricada cerca estrutura completamente destruída por ataque russo em Odessa, Ucrânia - Metrópoles - Foto: Mykola Myakshykov/ Ukrinform/Future Publishing via Getty Images

Há um mês o mundo assiste aflito à busca incessante por um acordo de paz entre russos e ucranianos. O consenso entre os países em guerra, no entanto, estagnou, e os principais líderes não mostram disposição para avançar.

As movimentações diplomáticas e políticas envolvem cada vez mais países. O mundo sente os efeitos do conflito no Leste Europeu e teme uma escalada violenta que saia do âmbito Rússia-Ucrânia.

Nessa quarta (23/3), às vésperas de o conflito completar um mês, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Bruxelas. Ele participa de uma série de reuniões na Europa, em mais uma tentativa de frear o conflito.

Em meio à tensão mundial, os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, têm, cada uma a sua maneira, exercido pressão.

Putin ameaça com recrudescimento do ataque e faz questão de deixar no ar o impensável — o uso de armas nucleares. Zelensky cobra mais sanções econômicas e pede armas para defesa.

Nessa quarta, a Rússia determinou a expulsão de vários diplomatas americanos, em represália a um movimento dos Estados Unidos de retirar funcionários russos da missão permanente da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Polônia também decidiu expulsar de seu território diplomatas suspeitos de serem agentes do Serviço de Inteligência da Rússia.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, anunciou que está preparando novos grupos de batalha na Europa Oriental para impedir a Rússia de atacar qualquer um dos membros da aliança militar.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?