O Facebook Inc está planejando mudar de nome para refletir seu foco na construção de um metaverso, relatou o site especializado em tecnologia Verge na terça-feira (19/10). A publicação cita uma fonte com conhecimento direto do assunto.
A mudança seria uma tentativa de distanciar a gigante da mídia social de uma série de escândalos embaraçosos. O mais recente envolve a ex-funcionária Frances Haugen, que divulgou uma coleção de documentos apelidados de ‘Arquivos do Facebook’ para o Wall Street Journal.

Michael Melo/Metrópoles

Michael Melo/Metrópoles


FacebookReprodução

ILLUSTRATION - Eine Frau zeigt am 04.04.2013 in Schwerin (Mecklenburg-Vorpommern) vor dem vergrößerten Like-Symbol der Facebook-Seite mit ihrem Daumen nach unter (gestelltes Foto). Das soziale Netzwerk zählt zwar allein in Deutschland über 25 Millionen Nutzer, trotzdem verliert es gerade junge Nutzer immer mehr an andere Diensteanbieter im Internet. Foto: Jens Büttner/dpaJens Büttner/dpa via Getty Images

Com foco nas minorias, Facebook oferta cursos iStock

Facebook oferta cursos de empreendedorismo e marketingKon Karampelas/Unsplash

Sankt-Petersburg Russia, March 6, 2018: Apple iPhone X on office desk with icons of social media facebook, instagram, twitter, snapchat application on screen. Social network. Starting social media app. Photo taken at company officeReprodução

Um relatório da Global State of Small Business mostra que 52% das pequenas empresas no Brasil que operam no Facebook dizem que o fluxo de caixa será um desafio nos próximos meses.
O site e aplicativo de mídia social original da empresa – Facebook – provavelmente manterá seu apelido, mas Facebook Inc., a empresa controladora que também possui Instagram e WhatsApp, terá outro nome.
Ainda segundo o portal, o CEO Mark Zuckerberg planeja falar sobre a mudança de nome na conferência anual Connect da empresa, em 28 de outubro. No entanto, a revelação pode ocorrer antes, afirmou o site.
A reformulação da marca provavelmente posicionaria o aplicativo de mídia social do Facebook como um dos principais produtos de uma empresa controladora, que supervisiona grupos como Instagram, WhatsApp, Oculus e outros, acrescentou o relatório.
O Facebook disse que não comenta boatos ou especulações.
Metaverso
O termo metaverso refere-se a ambientes de mundo virtual compartilhados, que as pessoas podem acessar através da internet. Isso se refere a espaços digitais que se tornam mais realistas com o uso de realidade virtual ou realidade aumentada.
Apagão das redes sociais
No começo do mês, outra crise abalou o Facebook. Um erro no momento de configurar os roteadores de backbone (esquema de ligações centrais de um sistema de redes) que possibilitam o tráfego de dados entre as plataformas, causou uma pane global que tirou do ar por 7 horas, além do Facebook, Instagram e WhatsApp. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.