A Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi tomada por um incêndio na tarde desta segunda-feira (15/04/19). Segundo jornais locais, o fogo teria começado em um andaime e se espalhado pelo sótão do edifício.

Os bombeiros iniciaram uma grande operação para controlar as chamas, que afetam, sobretudo, a torre central da igreja. Esse é o ponto de maior visitação do templo, que recebe milhares de turistas.

O monumento está localizado na Île de la Cité, uma pequena ilha urbana no centro de Paris. A Catedral de Notre-Dame passou por restauros na semana passada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter relação com as obras feitas no local.

De acordo com um porta-voz da igreja, “não restará nada” da sua estrutura interior feita de madeira. Em poucos minutos, as chamas consumiram todo o telhado e a torre do monumento, levando-os abaixo. “Está tudo queimando, não restará nada da estrutura, que data do século XIX de um lado e do XIII do outro”, lamentou André Finot.

Arquitetura
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo.

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Suas famosas gárgulas, que protegem a construção contra espíritos malévolos, testemunharam glórias e tragédias ao longo dos séculos.