Torre desaba após incêndio na Catedral de Notre-Dame. Veja vídeo

Edifício conhecido mundialmente foi atingido por labaredas de fogo na tarde desta segunda-feira (15/04/19)

THIBAULT CAMUS /ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOTHIBAULT CAMUS /ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

atualizado 15/04/2019 19:30

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi tomada por um incêndio na tarde desta segunda-feira (15/04/19). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da cidade e amplamente divulgada pelas redes sociais. Usuários do Twitter chegaram a publicar vídeos e fotos do incidente. Ainda não se sabe a gravidade da situação.

Segundo jornais locais, o fogo teria começado em um andaime e se espalhado pelo sótão do edifício. Vídeos demonstram, inclusive, o momento que uma torre desaba por causa das chamas.

Veja imagens do momento exato em que a torre desaba:

Os bombeiros iniciaram uma grande operação para controlar as chamas, que afetam, sobretudo, a torre central da igreja. Esse é o ponto de maior visitação do templo, que recebe milhares de turistas por ano. Segundo a agência de notícias EFE, a polícia está retirando visitantes que estavam dentro da catedral, localizada na Île de la Cité, uma pequena ilha urbana no centro de Paris.

A prefeita da capital da França, Anne Hidalgo, classificou o incêndio como “terrível”. “Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local e em estreita ligação com a Diocese de Paris. Peço a todos que respeitei o perímetro de segurança”, escreveu no Twitter.

Considerada um dos monumentos históricos mais importantes da Europa, a Catedral de Notre-Dame passou por restauros na semana passada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter relação com as obras feitas no local.

Segundo testemunhas, há chamas saindo das duas torres dos sinos e as paredes do edifício estão desmoronando devido à extensão das labaredas.

“Tudo está pegando fogo. Não restará nada do pináculo, que foi feito nos séculos 18 e 19. É preciso ver se o arco, que protege a catedral, vai ser impactado ou não”, declarou o porta-voz do ponto turístico, André Finot.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também lamentou o ocorrido. “A Catedral de Notre-Dame está sendo consumida pelas chamas. Sofrimento de toda uma nação. Sentimentos por todos os católicos e todos os franceses. Como todos nossos compatriotas, estou triste em ver queimar parte de nós”, disse.

Arquitetura
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, mãe de Jesus Cristo.

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Suas famosas gárgulas, que protegem a construção contra espíritos malévolos, testemunharam glórias e tragédias ao longo dos séculos.

Mesmo antes de terminada, a obra já atraía cavaleiros medievais que, durante as Cruzadas, iam a Notre-Dame rezar e pedir proteção antes de partir para o Oriente.

Segundo incêndio em menos de um mês
Esta é a segunda igreja histórica que pega fogo em Paris em menos de um mês. Em março, foi a vez da Saint-Sulpice. O fogo atingiu as portas de madeira do templo e se espalhou para os vitrais acima e uma escada. Quatro pessoas estavam no local.

A igreja, construída no século 17 e com fundações datadas da Idade Média, está situada no bairro de Saint-Germain-des-Prés. O local abriga quadros de Eugène Delacroix, um dos líderes do movimento romântico da França no século 19.

Últimas notícias