metropoles.com

Câmera captou bombardeio a shopping que deixou 8 mortos em Kiev. Veja

Segundo funcionário do centro comercial, há partes de corpos espalhados pelo local. Bombeiros ainda buscam vítimas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Militares ucranianos removem escombros de shopping em Kiev que sofreu ataque aéreo russo - Metrópoles
1 de 1 Militares ucranianos removem escombros de shopping em Kiev que sofreu ataque aéreo russo - Metrópoles - Foto: Getty Images

Uma câmera de segurança captou o momento em que um bombardeio russo atingiu um shopping em Kiev, capital da Ucrânia, nesse domingo (20/3), por volta das 23h no horário local (18h, no horário de Brasília). O ataque deixou oito mortos confirmados.

“Este ataque a um shopping não é uma coincidência. Putin quer deixar os civis esfomeados para que pressionem seus líderes”, escreveu Vitali Klitschko, prefeito de Kiev, no Twitter. “Vamos colocar pressão na Rússia de Putin, entretanto. Se continua a fazer negócios com eles, você tem sangue em suas mãos.”

O shopping fica a cerca de 10 km do centro de Kiev, em uma região residencial da cidade.

Veja o vídeo do momento da explosão e imagens dos destroços:

O Serviço de Emergência ucraniano afirmou que 63 bombeiros foram chamados ao local para combater as chamas, que atingiram o terceiro e o quarto andar do prédio. Os primeiros seis corpos foram encontrados às 8h (horário local) desta segunda-feira.

Um bombeiro que trabalhava no local afirmou ao jornal The New York Times que havia partes de corpos espalhadas pelos destroços.

Segundo a procuradora-geral Iryna Venedictova, o número de mortos deve ser maior, uma vez que o serviço de emergência ainda vasculha a área em busca de corpos.

Em comunicado, a Leroy Merlin informou que uma das vítimas era um funcionário da empresa. Após a notícia, o braço ucraniano da companhia fez um pedido para que a marca anuncie sua saída da Rússia. A Leroy Merlin está na lista cada vez menor de empresas que decidiram continuar suas atividades no país mesmo após o início da guerra.

“Hoje, a Leroy Merlin Ucrânia foi tocada diretamente pela tragédia. E uma loja destruída não é nada comparada às vidas de colegas perdidos. Nós sempre nos lembraremos”, diz o texto escrito pelos funcionários ucranianos.

Toque de recolher

Kiev terá um novo toque de recolher com 35 horas de duração. A medida começa nesta segunda-feira (21/3), às 20h, e vai até quarta-feira (23/3), às 7h.

De acordo com o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, lojas, farmácias e estações de gás permanecerão fechadas. “Apenas veículos com licença especial poderão circular pela cidade”, disse.

Nas redes sociais, o prefeito divulgou imagens de um novo ataque russo em áreas residenciais de Kiev. As explosões ocorreram na noite de domingo (20/3), em regiões que ficam a 15 minutos de distância do centro da cidade.

Nesta segunda-feira, a guerra chega ao 26º dia. A Rússia propôs uma rendição da cidade de Mariupol, sugerindo que os militares deixem as armas e saiam da região por corredores humanitários. No entanto, o país liderado por Volodymyr Zelensky não aceitou a proposta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?