Brasil e outros países pedem proteção à flotilha que partiu para Gaza

Governo do Brasil e de outros 15 países, que têm cidadãos na Flotilha Global Sumud, expressaram preocupação com a segurança da embarcação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/ Redes sociais
Foto colorida de pessoas em flotilha que vai para Gaza - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de pessoas em flotilha que vai para Gaza - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Redes sociais

O governo do Brasil, juntamente com outros 15 países, divulgou uma nota expressando preocupação com a segurança da Flotilha Global Sumud, frota de embarcações que partiu rumo a Gaza em busca de criar um corredor humanitário e quebrar o bloqueio israelense à ajuda humanitária na região. Barcos da iniciativa têm sofrido com ataques nas últimas semanas.

Além do Brasil, os ministros das Relações Exteriores da África do Sul, Bangladesh, Catar, Colômbia, Eslovênia, Espanha, Indonésia, Irlanda, Líbia, Malásia, Maldivas, México, Omã, Paquistão e Turquia participaram do comunicado. Todos esses países têm cidadãos embarcados na flotilha, incluindo o brasileiro Thiago Ávila.

A nota diz que a iniciativa da flotilha informou seu propósito de entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza e aumentar conscientização para as necessidades do povo palestino, e reforça que “ambos os objetivos são compartilhados por nossos governos”.

Por fim, recorda que qualquer violação ao direito internacional e aos direitos humanos dos participantes “motivará responsabilização”.

Confira trecho:

“Dessa forma, instamos todos a que se abstenham de atos ilegais ou violentos contra a Flotilha, em respeito ao direito internacional e ao direito internacional humanitário.

Recordamos que qualquer violação ao direito internacional e aos direitos humanos dos participantes da Flotilha, incluindo ataques contra as embarcações em águas internacionais ou detenção ilegal, motivará responsabilização.”, completa o governo, em comunicado.

Confira o comunicado na íntegra.

Flotilha

A flotilha partiu de Barcelona, na Espanha, no dia 31 de agosto. Ao todo, 88 barcos, de 44 países, fazem parte da frota que tenta levar ajuda para a situação palestina.

Em junho deste ano,  já havia sido realizada uma missão humanitária que tentou chegar à Gaza, mas o grupo foi detido pelo exército israelense, que deportou os participantes para seus respectivos países.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?