metropoles.com

Bolsonaro convida chineses para leilão: “Mar de oportunidades”

O presidente ressaltou o interesse brasileiro em receber investimentos da China, sobretudo na área de infraestrutura

atualizado

Compartilhar notícia

Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro viagem China
1 de 1 Bolsonaro viagem China - Foto: Isac Nóbrega/PR

Enviada especial a Pequim (China) – O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), convidou o mandatário chinês, Xi Jinping, para participar do leilão do pré-sal, que vai ocorrer em novembro deste ano no país, e disse que o Brasil é “um mar de oportunidades”.

“Podemos dizer que uma parte considerável do Brasil precisa da China, assim como a China precisa do Brasil. O Brasil é um mar de oportunidades e pretendemos agregar valor àquilo que produzimos. Aproveito para convidar a China para participar do leilão de óleo e gás”, afirmou.

Assim como tem falado durante encontros com autoridades e empresários chineses, Bolsonaro reforçou o interesse do Brasil em receber investimentos, sobretudo na área de infraestrutura. O chefe do Executivo ressaltou ainda a vontade de agregar valor a outros produtos brasileiros que não commodities.

Esse foi o terceiro encontro oficial feito por Bolsonaro às autoridades chinesas nesta sexta-feira (25/10/2019). Mais cedo, o presidente se reuniu com o primeiro-ministro da China, Li Keqiang. Na ocasião, o presidente ressaltou que o Brasil está abrindo a economia e, “cada vez mais, se tornando um país confiável nas questões econômicas.”

“Gostaria que a China participasse dos leilões do pré-sal. Isso demonstra que o Brasil está abrindo sua economia. (…) Não só o Brasil cresce, como seus parceiros econômicos”, destacou. Antes do encontro com o primeiro ministro, o presidente da República e a comitiva se reuniram com Li Zhanshu, presidente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China.

Na reunião, Bolsonaro afirmou desejo de ampliar e diversificar o mercado, sobretudo de segurança alimentar, setor importante para a China. Com isso, o presidente disse que o Brasil é “um grande celeiro” e chineses serão recebidos “de braços abertos”.

Os encontros ocorreram no Grande Salão do Povo, local usado pelo governo chinês para realizar cerimônias oficiais. O palácio fica localizado próximo à Praça da Paz Celestial, onde Bolsonaro fez uma homenagem aos heróis chineses, que faz parte do protocolo de uma visita de Estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?