metropoles.com

Agência atômica perde contato com usinas nucleares na Ucrânia

Usinas de Chernobyl e Zaporizhzhia estão sob controle de tropas russas, sem troca de equipe e com energia cortada, segundo a AEIA

atualizado

Compartilhar notícia

Zaporizhzhia Nuclear Power Plant/Anadolu Agency via Getty Images
A maior usina nuclear da Europa, a ucraniana Zaporizhzhia
1 de 1 A maior usina nuclear da Europa, a ucraniana Zaporizhzhia - Foto: Zaporizhzhia Nuclear Power Plant/Anadolu Agency via Getty Images

A Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA) informou nesta quarta-feira (9/3) que perdeu contato com os sistemas de controle das usinas de Zaporizhzhia, a maior da Europa, e de Chernobyl. Segundo a AEIA, os sistemas são usados para controlar o material nuclear nos locais.

O diretor-geral da AEIA, Rafael Mario Grossi, afirmou estar “preocupado com a perda de contato repentina”. As duas usinas estão sob controle de tropas russas.

O fornecimento de energia e equipamentos de segurança para a usina de Chernobyl foi “totalmente” cortado após mais uma rodada de ataques russos nesta quarta-feira. Sem rede de energia elétrica, os geradores de emergência diesel do local serão suficientes por apenas mais 48 horas.

Mais de 200 técnicos e agentes de segurança estão confinados no local e trabalham há 13 dias seguidos sob vigilância russa.

0

Enquanto isso, o ministro da Energia ucraniano, Herman Halushchenko, acusou as forças russas de torturarem os funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhia.

Segundo Halushchenko, os trabalhadores estão detidos há quatro dias e foram forçados a gravar um vídeo para propaganda russa.

“Há cerca de 500 soldados russos e 50 unidades de equipamento pesado dentro da estação. Os funcionários da estação estão física e psicologicamente exaustos”, afirmou Halushchenko.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?