Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Minas Gerais

Vereador de cidade mineira é preso suspeito de estupro de parente.

Manoel Messias de Almeida, conhecido como Manelzin do Sindicato (PSD), foi detido preventivamente após denúncia de jovem de 20 anos

09/04/2026 18:17, atualizado 09/04/2026 18:18
PCMG/Reprodução
vereador Ipaba preso delegacia Ipatinga

Belo Horizonte — O vereador Manoel Messias de Almeida (PSD), conhecido como Manelzin do Sindicato, foi preso preventivamente na manhã de quarta-feira (8/04) pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Ipaba, no Vale do Rio Doce. Ele é investigado por suspeita de estupro de vulnerável contra uma jovem de 20 anos, parente distante da família.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima procurou a delegacia para denunciar o abuso ocorrido no dia 5 de março. A jovem relatou que o crime aconteceu enquanto ela estava sob efeito de álcool e medicamentos, o que a teria deixado incapaz de oferecer resistência. A investigação apontou que o vereador é irmão do avô da vítima.

O caso ganhou grande repercussão na pequena cidade de 17 mil habitantes após um protesto na Câmara Municipal na noite de terça-feira (7). Moradores lotaram o plenário exibindo cartazes e cobrando justiça. O momento mais marcante foi o depoimento emocionado da avó da vítima, que encarou os vereadores — inclusive o próprio suspeito — e cobrou providências.

“Esse menino já dormiu no meu canto! Ele foi criado na minha casa como meu filho”, desabafou a idosa, em discurso que viralizou nas redes sociais.

Um dia após o protesto, a Justiça decretou a prisão preventiva do vereador, atendendo a pedido da Polícia Civil e com parecer favorável do Ministério Público.  O caso segue sob sigilo.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O Metrópoles entrou em contato com a Câmara Municipal de Ipaba mas até a publicação dessa reportagem não teve resposta.