Táxis de BH, Confins e Lagoa Santa já podem rodar na linha do Move
Após 20 anos de reivindicação, convênios permitem corridas de táxis agendadas entre os três municípios e uso das faixas do Move
27/10/2026 02:00

Belo Horizonte – Além da capital, Confins e Lagoa Santa oficializaram a integração do serviço de táxi às linhas do Move (sistema de BRT). Os convênios autorizam corridas previamente agendadas entre as três cidades e permitem que os veículos regulamentados utilizem os corredores do Move e as faixas exclusivas de ônibus da capital. O convênio foi assinados em 30 de setembro e publicados no dia 16 de outubro.
A medida atende a uma demanda de mais de 20 anos da categoria, reforçada ao prefeito Álvaro Damião (União Brasil) em julho. O principal benefício prático é facilitar o deslocamento de passageiros, especialmente nos trajetos que envolvem o Aeroporto Internacional de Confins. Os táxis da capital mineira já circulam pelos corredores do Move desde junho de 2017.
Distância e tempo de viagem
O trecho entre o centro de Belo Horizonte e o Aeroporto de Confins tem cerca de 40 a 41 km. Em condições normais, o tempo médio de deslocamento de carro ou táxi fica entre 40 e 60 minutos, variando conforme o trânsito. Aplicativos como Uber registram média de 46 minutos.
Em horários de pico (principalmente das 7h às 9h e das 17h às 19h), o tempo pode ultrapassar 1 hora por causa da lentidão nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. Fontes do setor indicam que, com o uso das faixas exclusivas do Move em trechos permitidos, o tempo tende a cair para cerca de 45 minutos em condições favoráveis.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesA Prefeitura destaca que a autorização para circular nos corredores do Move “pode reduzir o tempo de deslocamento em trajetos com trânsito intenso”, embora não tenha divulgado uma estimativa oficial de minutos economizados.

O que muda na prática
Passageiros poderão solicitar táxis regulamentados dos três municípios para viagens agendadas entre BH, Confins e Lagoa Santa. Os carros autorizados também passam a circular nas pistas exclusivas do Move e nas faixas de ônibus da capital, o que pode reduzir o tempo de deslocamento em trechos com trânsito intenso.
Os acordos não alteram as tarifas e não autorizam a captação de passageiros nas ruas de outro município sem agendamento prévio. A integração é restrita às corridas combinadas com antecedência.
Benefícios para taxistas e usuários
Segundo o superintendente de Mobilidade, Frederico Augusto da Silva, a medida amplia as possibilidades de atendimento e melhora o aproveitamento da frota.
“Esse convênio é importante porque amplia as possibilidades de atendimento dos taxistas, com mais alternativas para quem precisa se deslocar entre Belo Horizonte, Confins e Lagoa Santa. Além de facilitar o acesso ao aeroporto, a integração permite aproveitar melhor a frota, reduzindo os deslocamentos sem passageiros, oferecendo mais segurança jurídica e operacional ao serviço”, afirmou.
Quem mais já tem convênio
Além de Confins e Lagoa Santa, Belo Horizonte mantém acordos ativos com Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sabará. Santa Luzia e Vespasiano estão em fase final de assinatura para integração total. Nova Lima negocia integração parcial.
Desde 5 de outubro, a fiscalização em campo e o monitoramento eletrônico autuam táxis sem convênio que circulam de forma irregular nas faixas exclusivas do Move.
Os táxis de Belo Horizonte já circulam pelos corredores do Move desde junho de 2017. Com o convênio assinado há um mês a frota de Confins e Lagoa Santa também passou a circular pelas faixas exclusivas. Outras cidades aguardam o mesmo acordo para acelerar a integração e agilizar o transporte de passageiros entre as cidades da Grande BH.
