Suspeito de exploração sexual infantil é preso em Minas

O suspeito é um advogado, de 25 anos, de Coronel Fabriciano, região do Vale do Rio Doce

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Ednilson Aguiar/ O Livre
Assédio-sexual-exploração-de-menor-menor-violência-contra-a-mulher-estrupo-8-1-696×453
1 de 1 Assédio-sexual-exploração-de-menor-menor-violência-contra-a-mulher-estrupo-8-1-696×453 - Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre

Belo Horizonte – O avanço das investigações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) sobre crimes cibernéticos envolvendo exploração sexual infantojuvenil resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um advogado, de 25 anos, em Coronel Fabriciano (MG), região do Vale do Rio Doce. A operação foi realizada nessa quarta-feira (18/3).

A prisão foi realizada com o acompanhamento de representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para assegurar o respeito às prerrogativas legais do investigado, que atua como advogado na cidade mineira.

As investigações tiveram início a partir do cumprimento de mandado de busca e apreensão de dispositivos eletrônicos que pertenciam ao advogado investigado. As primeiras informações foram repassadas pela Polícia Federal (PF), que identificou indícios da prática criminosa, o que auxiliou a atuação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na representação pelas medidas cautelares, posteriormente deferidas pelo Poder Judiciário.

Durante a apuração, foram determinadas perícias técnicas nos materiais eletrônicos, e o inquérito policial segue em andamento, com a realização de oitivas e análise dos elementos coletados.

A PCMG apura a prática dos crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de material contendo abuso sexual de crianças e adolescentes, previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A delegada responsável pelo caso, Izabella Menegassi Dutra Santana, reforçou que a ação faz parte do trabalho contínuo de enfrentamento qualificado dos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

“Especialmente aqueles praticados no ambiente digital, evidenciando o compromisso institucional com a proteção de vítimas e responsabilização dos autores”, complementou a delegada.

O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.

Alerta do Ministério Público

Um levantamento realizado pela instituição, baseado em boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil, revela que, entre 21 de fevereiro de 2025 e 21 de fevereiro de 2026, foram contabilizadas 4.101 ocorrências de estupro de vulnerável contra vítimas com menos de 14 anos. Desse total, a grande maioria dos crimes (97,27%) foi consumada, e em 235 casos (5,7%) a violência sexual resultou em gravidez.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?