Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Copa do Mundo 2026Minas Gerais

Professora cria álbum da Copa que ensina democracia a estudantes

Projeto em escola de BH usa clima de Copa do Mundo para aproximar jovens dos direitos fundamentais e da cidadania

22/06/2026 03:00
Compartilhar notícia
Rede Batista de Educação / Divulgação
Escalação da Cidadania álbum de figurinhas inspirado na Copa

Belo Horizonte – Em meio à paixão pelo futebol e em período de Copa da Mundo e à expectativa pela vinda do hexa para o Brasil, estudantes de uma escola particular em BH encontraram uma forma diferente de entrar em campo. O desafio proposto pela professora foi conhecer, valorizar e compartilhar os direitos fundamentais garantidos pela Constituição por meio da “Escalação da Democracia”.

A iniciativa teve como ponto de inspiração o tradicional álbum de figurinhas da Copa. O projeto foi desenvolvido com alunos da 2ª série do Ensino Médio, por meio do itinerário formativo Noções de Cidadania. A iniciativa batizada de “Escalação da Democracia” se transformou em uma ferramenta de aprendizagem sobre cidadania, democracia e participação social.

Ponto de partida

Tudo começou com uma simples situação vivenciada em sala de aula. Segundo a professora e advogada Ingrid Castor, um estudante demonstrou interesse em acompanhar a convocação da Seleção do Brasil. A partir daí, a professora teve a ideia de conectar o conteúdo escolar com um tema que naquele momento estava mobilizando os jovens. Surgiu então a ideia de criar o álbum de figurinhas.

“Percebi o quanto eles estavam envolvidos com a Copa e me recordei da dinâmica dos álbuns de figurinhas. Então surgiu a ideia de usar esse universo para aproximar os estudantes dos direitos fundamentais de uma forma mais conectada à realidade deles”, explica.

A professora criou um álbum no qual cada figurinha representa um direito fundamental previsto na Constituição. “À medida que completavam as páginas, os alunos aprofundavam reflexões sobre direitos, deveres, convivência e o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade democrática”, explicou a professora.

Professora cria álbum da Copa que ensina democracia a estudantes - destaque galeria
3 imagens
Professora e advogada, Ingrid Castor
Davi Sathler, 16 anos
Felipe Rocha, 16 anos
1 de 3

Felipe Rocha, 16 anos

Rede Batista de Educação / Divulgação
Professora e advogada, Ingrid Castor
2 de 3

Professora e advogada, Ingrid Castor

Rede Batista de Educação / Divulgação
Davi Sathler, 16 anos
3 de 3

Davi Sathler, 16 anos

Rede Batista de Educação / Divulgação

Trocas de figurinhas

Quem tem um álbum de figurinhas sabe que uma das atividades envolvidas é a tradicional troca. Em vários lugares na cidade há pontos para trocas de figurinhas, atividade que envolve crianças, pais, avós, enfim todos que se aventuram em completar um álbum. Da mesma forma, o álbum da democracia também proporcionou aos alunos as trocas de figurinhas.

No caso, as negociações foram além da busca por completar a coleção. O processo se transformou em um exercício de diálogo, cooperação e construção coletiva do conhecimento.

Para o estudante Felipe Rocha Máximo, de 16 anos, a proposta conseguiu unir aprendizado e descontração. “A experiência foi divertida e com uma significativa quantidade de aprendizagem. Além de ter sido um momento leve, tivemos um importante aprofundamento na definição de nossos direitos e noções de cidadania”, relata.

Felipe destaca ainda que a dinâmica fortaleceu a integração entre os colegas. “Tivemos momentos de descontração, leveza e aprendizado, gerando uma grande união entre os estudantes”, afirma.

A mesma percepção foi compartilhada por Davi Freitas Sathler, também de 16 anos. Segundo ele, a atividade mostrou que temas essenciais para a formação cidadã podem ser ensinados de maneira criativa e envolvente.

Davi comentou que considerou mais interessante o fato da professora conseguir conciliar o aprendizado com diversão. ”

“A experiência misturou a diversão com uma das coisas mais cruciais para uma boa cidadania, os direitos fundamentais. Quando percebemos que estávamos aprendendo e nos divertindo ao mesmo tempo, entendemos ainda mais a importância desses direitos”, conta.

Professora cria álbum da Copa que ensina democracia a estudantes - destaque galeria
3 imagens
A iniciativa foi batizada de “Escalação da Democracia”
No álbum, cada figurinha representava um direito fundamental previsto na Constituição
Alunos fizeram trocas de  figurinhas para completar o álbum
1 de 3

Alunos fizeram trocas de figurinhas para completar o álbum

Rede Batista de Educação / Divulgação
A iniciativa foi batizada de “Escalação da Democracia”
2 de 3

A iniciativa foi batizada de “Escalação da Democracia”

Rede Batista de Educação / Divulgação
No álbum, cada figurinha representava um direito fundamental previsto na Constituição
3 de 3

No álbum, cada figurinha representava um direito fundamental previsto na Constituição

Rede Batista de Educação / Divulgação

Integração

Ao final do projeto, a proposta simbolizou a compreensão de que a democracia não se fortalece apenas por meio das leis, mas também pelas atitudes e escolhas realizadas diariamente por cada indivíduo.

Para a professora Ingrid Castor, a atividade reforça uma lição que vale tanto para o esporte quanto para a vida em sociedade. “Assim como grandes seleções dependem do trabalho coletivo para alcançar resultados, uma sociedade democrática também precisa de cidadãos conscientes, participativos e comprometidos com o bem comum”, destaca.

Mais do que completar um álbum, os estudantes encerraram a experiência com uma coleção de aprendizados sobre respeito, participação e responsabilidade. Uma prova de que, fora dos gramados, também existem campeões: aqueles que entendem seus direitos, exercem seus deveres e contribuem para fortalecer a democracia todos os dias.