Prefeito de BH não abre espaço para recuo e mantém cortes no Samu

Álvaro Damião diz que decisão “não tem volta”, rejeita interferência no uso de emendas, nega cortes e alega “remanejamento” no Samu em BH

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Álvaro Damião
1 de 1 Álvaro Damião - Foto: Reprodução

Belo Horizonte — O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), tem endurecido o discurso sobre os cortes de pessoal no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e reforçado, em diferentes falas nos últimos dias, que não pretende voltar atrás na decisão que reduziu o número de profissionais nas equipes.

Durante agenda na região norte da capital, no sábado (24/5), o chefe do Executivo foi direto ao afirmar que a medida “não tem volta” e associou a decisão à necessidade de ajuste nas contas públicas.

“Todos os ajustes que você for fazer na prefeitura para poder readequar, você não pode gastar mais do que ganha. É só isso, a conta é simples, a conta é da sua casa também”, disse. Sobre o Samu, completou: “Nós estamos só adaptando a uma regra nacional. Quantas capitais operam com três pessoas na cabine? […] Só Belo Horizonte. Será que o Brasil inteiro tá errado?”, questionou.

Com os cortes anunciados pela prefeitura, 13 das 22 Unidades de Suporte Básico (USBs) passaram a operar com apenas um técnico de enfermagem por plantão. Outras nove seguem com dois técnicos.

Durante a madrugada desse sábado (2/5), uma única ocorrência precisou ser atendida por três ambulâncias do Samu. O caso gerou revolta e preocupação sobre o efetivo necessário para atender a população da capital mineira.

“Não são cortes”

Já em coletiva realizada na terça-feira (28/4), durante seminário de mobilidade da Frente Nacional de Prefeitos, Damião voltou a negar que haja cortes no serviço e classificou a medida como “remanejamento”.

“Não tem cortes, nós estamos fazendo remanejamentos inclusive obedecendo a lei nacional”, afirmou.

Segundo ele, a nova configuração não exigirá reposição de profissionais e prevê ajustes na operação das ambulâncias. “Não vai precisar de suprir ninguém. Teremos nove outras ambulâncias com três tripulantes, para quando precisarmos nós termos. Precisa ser 100% com três tripulantes? Nós entendemos que não”, disse.

Confira aqui como fica a composição das ambulâncias após os cortes no Samu em BH.

Gestão de emendas

A crise ganhou novo capítulo com a oferta de recursos parlamentares para tentar reverter as demissões. A deputada federal Duda Salabert (PSol-MG) ofereceu cerca de R$ 2 milhões por ano em emendas para manter os técnicos de enfermagem do Samu.

Na mesma linha, o deputado federal Pedro Aihara (PP-MG) também sinalizou a possibilidade de envio de recursos para evitar a redução das equipes.

Damião, no entanto, rejeitou a possibilidade de rever a decisão com base nas ofertas e reforçou que a gestão das verbas cabe exclusivamente ao Executivo municipal.

“Você pode doar a emenda, você pode participar com a emenda e nós queremos emenda. Belo Horizonte não vai abrir mão de emenda. Agora, oferecer emenda é uma coisa, querer gerir é outra completamente diferente”, afirmou.

Em tom firme, completou: “Prefeitura tem prefeito. Belo Horizonte tem prefeito. Quem fala como que vai ser gerido é o prefeito da cidade”.

Crise segue

As declarações ocorrem em meio à repercussão da decisão da prefeitura, que desligou 33 técnicos de enfermagem das Unidades de Suporte Básico (USBs) do Samu. A medida gerou protestos da categoria nos últimos dias.

A decisão tem sido alvo de críticas de parlamentares, entidades da saúde e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que chegou a entrar com uma ação civil contra a determinação da Prefeitura de BH. Apesar disso, o prefeito mantém o discurso de que a decisão está consolidada e, segundo ele, sem qualquer possibilidade de recuo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?