Mãe acusada de matar 5 filhos e tentar assassinar o 6º irá a júri em MG
Segundo o Ministério Público, os crimes ocorreram entre 2007 e 2023; a mãe teria usado veneno, medicamentos controlados e asfixia

Belo Horizonte — Uma mulher, que não teve a idade revelada, suspeita pela morte de cinco filhos e por tentar matar um sexto será julgada pelo Tribunal do Júri. A decisão da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Timóteo, no Vale do Aço, em Minas Gerais, foi divulgada nesta terça-feira (27/10).
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), os crimes teriam ocorrido entre 2007 e 2023, nas cidades de Jaguaraçu e Timóteo. Em todos os casos, a mulher teria dado veneno, substâncias tóxicas e medicamentos controlados aos filhos de forma contínua. Em algumas situações, também teria asfixiado para provocar a morte das crianças.
Segundo o MPMG, a acusada enxergava os filhos como “um fardo” e tinha um “total sentimento de egoísmo associado ao ódio” pelas vítimas. Todos eram menores de idade.
Entre abril e setembro de 2025, a mulher também teria ameaçado e pressionado testemunhas para atrapalhar as investigações policiais. Por isso, responderá ainda pelo crime de coação no curso do processo.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesA defesa alegou falta de provas e de indícios de que a mulher tenha cometido os crimes. Também questionou a rejeição de um pedido de avaliação da saúde mental da acusada e solicitou que ela não fosse levada a júri.
Qualificadoras e prisão
Ao analisar o caso, a juíza entendeu que existem indícios suficientes para que a acusada seja julgada pelo Tribunal do Júri. Segundo a magistrada, caberá aos jurados decidir se a mulher é responsável pelos crimes, mesmo que não existam testemunhas que tenham presenciado os fatos.
A decisão também levou em consideração os resultados de exames toxicológicos, que apontaram a presença de substâncias no organismo das crianças. Para a juíza, há indícios de que essas substâncias tenham sido administradas enquanto as vítimas estavam sob os cuidados exclusivos da mãe.
Pelas mortes dos cinco filhos, a mulher responderá por homicídio com agravantes. Entre eles estão motivo torpe, uso de veneno ou outros métodos dissimulados, crueldade, asfixia e uso de recursos que dificultaram a defesa das vítimas.
A magistrada também manteve a prisão preventiva e negou o pedido para que ela pudesse recorrer da decisão em liberdade.
