
Flávio Bolsonaro defende redução da maioridade penal e ironiza emenda do PT
Flávio defendeu redução da maioridade penal para 16 anos e, em caso de crimes hediondos, para quem tenha 14 anos ou mais

O candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL) defendeu, em live realizada nesta quinta-feira (15/10), a redução da maioridade penal para 16 anos e, em caso de crimes hediondos, uma redução para até 14 anos. Assim, adolescentes que cometessem crimes poderiam ser punidos como adultos e não mais segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“É uma pauta que a gente defende há décadas. A gente pegou essa PEC [da Segurança Pública], que veio da Câmara com a redação que a direita consertou, (…) e fizemos uma emenda dizendo que a maioridade penal vai passar para 16 anos e, em caso de crimes hediondos, para 14 anos”, discursou Flávio.
O candidato do PL alegou que o PT quis apresentar uma proposta para reduzir a maioridade penal, no caso dos crimes hediondos, para 16 anos, e ironizou a situação afirmando que “tinha que ter eleição toda semana”.
A sugestão foi proposta pelo líder do PT no Senado, Camilo Santana (PT-CE), como uma alternativa à emenda que Flávio Bolsonaro mencionou, que é de autoria do senador Rogério Marinho (PL-RN).
Durante a transmissão realizada junto ao senador eleito Guilherme Derrite (PL-SP) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o candidato bolsonarista acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se apoderar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Segurança Pública, que foi proposta pelo governo federal em 2025, já na gestão do petista.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesA argumentação para arrogar para si, segundo Derrite, é que os bolsonaristas apresentaram emendas para melhorias do texto.
A proposta obriga que pessoas envolvidas em crimes violentos e facções criminosas sejam colocadas em estabelecimento penal de segurança máxima; permite que haja expropriação de bens, direito ou valor econômico envolvidos em atividades criminosas; proíbe a a progressão de regime, concessão de liberdade provisória e saída temporária; cria polícias municipais; entre outros.
