Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Minas Gerais

Em Minas, Lula anuncia investimentos na Petrobras e busca seu palanque

Em meio a incertezas, há expectativa de que Lula se reúna com Pacheco para definir a situação no segundo maior colégio eleitoral do país

20/03/2026 02:00, atualizado 20/03/2026 07:23
Compartilhar notícia
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula - Metrópóles

Belo Horizonte — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Minas Gerais nesta sexta-feira (20/3) para cumprir agenda oficial em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em Sete Lagoas, na região central mineira, em meio a um cenário político ainda indefinido no estado para as eleições de 2026.

Sem a confirmação de um palanque consolidado em Minas, Lula participa, às 11h, de um evento na Refinaria Gabriel Passos (Regap), onde acompanha o anúncio de investimentos de R$ 9 bilhões da Petrobras. No período da tarde, ele vai para Sete Lagoas, onde anunciará a entrega de 324 novos ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, que atenderão a todo o Brasil.

A visita de Lula à refinaria ocorre em meio à pressão sobre o governo federal diante da alta do diesel, que tem impactado diretamente o custo do transporte e gerado preocupação no setor produtivo — inclusive com ameaças de greve por parte dos caminhoneiros.

O combustível acumula reajustes recentes, impulsionados pelo cenário internacional e pela política de preços da Petrobras, o que reacendeu cobranças por medidas que aliviem o valor nas bombas. Nesse contexto, a agenda em Minas também pode funcionar como oportunidade para o Planalto sinalizar ações de estabilidade no abastecimento e nos preços.

Há ainda a expectativa de que Lula se encontre com o senador Rodrigo Pacheco (PSD), possível candidato ao governo do estado e provável aliado do candidato à reeleição no segundo maior colégio eleitoral do país. O petista tem insistido para que o parlamentar seja sua base com o eleitorado mineiro, mas Pacheco ainda não confirmou a decisão.

Aliança com Pacheco

Pacheco é apontado como um dos principais nomes para disputar o governo do estado, com apoio de Lula. Dentro desse cenário, há expectativa, inclusive, de que o senador promova uma mudança partidária como parte da estratégia eleitoral — movimento que poderia facilitar a composição de alianças no campo governista.

A avaliação entre aliados é que um eventual anúncio de alinhamento político entre Lula e Pacheco pode ocorrer em breve, embora ainda não haja confirmação oficial. A visita presidencial a Minas, nesse contexto, é vista como mais um passo na consolidação dessa aproximação.

Indefinição no campo mineiro

A visita ocorre em meio a incertezas tanto no campo governista quanto na oposição em Minas Gerais. Além da indefinição envolvendo Pacheco, do outro lado, o governador Romeu Zema (Novo) mantém discurso de que pode disputar a Presidência da República, mas também não descarta outros caminhos, como uma tentativa de reeleição em Minas ou até uma candidatura ao Senado.

A falta de definição impacta diretamente o vice-governador de Minas, Mateus Simões (PSD), que pretende concorrer ao cargo máximo do Palácio Tiradentes, e também Flávio Bolsonaro (PL), que precisa de apoio no estado para a candidatura ao Palácio do Planalto.

Agenda oficial

A agenda presidencial em Betim terá início pela manhã e deve reunir autoridades locais, representantes da Petrobras e integrantes do governo federal. A expectativa do Executivo é que os aportes gerem cerca de 36 mil empregos ao longo da próxima década.

Durante a agenda, também será inaugurada a primeira usina fotovoltaica da estatal. O projeto, que começou a operar no fim de dezembro, conta com cerca de 20 mil painéis solares instalados em uma área de 20 hectares, com investimento de R$ 63 milhões. A iniciativa busca substituir o uso de gás natural por energia limpa e deve ser replicada em outras refinarias do país.

À tarde, Lula visita a fábrica da Iveco em Sete Lagoas. No local do evento, haverá a entrega de fato de 158 novos ônibus do programa. A ação marca o início da distribuição de mil ônibus da segunda etapa do Novo PAC Seleções, com investimento de cerca de R$ 500 milhões.

De acordo com o governo, os veículos vão beneficiar estudantes da educação básica, especialmente de áreas rurais, ribeirinhas e de difícil acesso, ampliando o acesso à escola com mais segurança e conforto.