
Com menos de 1%, Zema se diz "satisfeito" e sinaliza apoio a Flávio.
Em pronunciamento, ex-governador de Minas afirmou que partido deve superar cláusula de barreira e declarou oposição ao PT no segundo turno
04/10/2026 21:53, atualizado 04/10/2026 21:58
Belo Horizonte – O ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) fez, neste domingo (4/10), um balanço do primeiro turno das eleições de 2026, afirmou estar “muito satisfeito” com o resultado das urnas e sinalizou apoio a Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno da corrida presidencial.
“Onde tiver PT no segundo turno, eu estarei contra o PT”, disse o mineiro, que estava com 0,27% dos votos com 99,96% das urnas apuradas.
O pronunciamento ocorreu no Bar da Esquina, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde Zema acompanhou a apuração ao lado de integrantes do Partido Novo.
Apesar de ter recebido menos de 1% dos votos na disputa pela Presidência da República, Zema avaliou que a campanha atingiu seu principal objetivo: ampliar a presença do Novo no Congresso Nacional e garantir que a legenda supere a cláusula de barreira.
“Estou muito satisfeito com os resultados da eleição. Deu para perceber claramente um avanço da direita muito maior do que as pesquisas apontavam”, afirmou.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesSegundo Zema, a legenda já havia confirmado a eleição de três senadores — um pelo Rio Grande do Sul, um pelo Paraná e outro pelo Maranhão — e projetava a eleição de pelo menos oito deputados federais. O número, segundo ele, ainda poderia aumentar com a conclusão da apuração.
Zema diz que Novo terá mais força no Congresso
O ex-governador destacou que a ampliação da bancada é fundamental para garantir a sobrevivência e o crescimento do partido no cenário nacional. Ele afirmou que superar a cláusula de barreira permitirá ao Novo ter acesso a recursos e ampliar as prerrogativas partidárias.
“A nossa grande prioridade é cumprir a cláusula de barreira, já que isso vai proporcionar a perenidade do partido”, declarou.
Zema classificou o resultado como uma vitória do trabalho realizado pelo Novo durante a campanha e afirmou que o crescimento da legenda representa um avanço significativo para uma sigla que ainda possui uma bancada pequena em Brasília.
Durante o pronunciamento, o senador Eduardo Girão, que acompanhava Zema, também comemorou o desempenho do partido. Segundo ele, o Novo conseguiu triplicar sua bancada no Senado e ampliar o número de deputados federais.
“Então, vamos esperar a totalização, mas nós estaremos contra o Partido dos Trabalhadores”, afirmou Girão.
“PT é atraso”, afirma ex-governador
Na avaliação de Zema, o resultado das urnas demonstra um fortalecimento da direita e pode provocar mudanças na composição do Congresso Nacional. O ex-governador também fez duras críticas ao Partido dos Trabalhadores.
“PT é atraso. PT já teve todas as chances de mostrar para o que veio, e o que ele entregou é um país estagnado, um país repleto de corrupção”, afirmou.
Zema também comemorou o que classificou como um “avanço muito grande” da direita no Senado. Para ele, o resultado eleitoral sinaliza uma possível mudança na correlação de forças políticas no país.
Ao encerrar o pronunciamento, o ex-governador afirmou que o Novo continuará defendendo pautas como ética e combate à corrupção e que o partido deverá se posicionar contra o PT nos estados e na disputa presidencial onde houver segundo turno.
“Eu, Girão e o Novo estaremos do outro lado”, declarou Zema.



