Cantineiras de Minas Gerais terão aumento extra por insalubridade

O aumento linear para os servidores mineiros é de 5,4%, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Daniel Galera/Metrópoles
Mateus Simões governador de Minas Gerais
1 de 1 Mateus Simões governador de Minas Gerais - Foto: Daniel Galera/Metrópoles

Belo Horizonte – Pré-candidato ao governo de Minas nas próximas eleições, o governador Mateus Simões (PSD) conseguiu a sua primeira articulação junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sancionou o projeto que reajusta o salário do funcionalismo público estadual . O aumento de 5,4% terá efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026 e entra em vigor ainda nesta terça-feira (31/3), após publicação em uma edição extra do Diário Oficial de Minas Gerais.

Além de comemorar o reajuste dos servidores, Mateus Simões, conseguiu aprovar mais duas emendas na ALMG. Uma delas é o aumento de 10% no salário das cantineiras das escolas da rede pública estadual de ensino. O aumento é referente à inclusão do adicional de insalubridade, um pedido antigo da categoria. Mais de 30 mil servidores receberão o acréscimo na remuneração da base salarial.

“Elas[cantineiras] são o coração afetivo das escolas. Nós ainda temos 400 mil alunos no estado que vivem com menos de 100 reais por mês. A alimentação que eles recebem das mãos das cantineiras é tudo, talvez o único alimento completo que receberão no dia”, afirmou o governador .

Simões ainda conseguiu aprovação de emenda para o fornecimento de uniformes, enfardamentos e jalecos para os assistentes técnicos da carreira administrativa das Polícia Civil e Militar do estado.

“Nós estamos com um concurso para técnicos em necrópsia, ajudantes dos médicos legistas. Elas não tinham dinheiro nem o fornecimento dos jalecos que eles tem que usar. Fazer esse adicional é corrigir uma distorção. Já que a Polícia Penal tinha esse direito, porquê não pagar também pras outras categorias das forças de segurança?”, questionou.

Reajuste salarial dos servidores

A sanção do projeto ocorreu sob pressão, em meio à corrida contra o calendário eleitoral, que estipula um prazo de 180 antes das eleições para que aumentos salariais sejam aprovados pelos governantes.

O texto prevê reajuste de 5,4% para a maior parte do funcionalismo e terá efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026. Contudo, algumas categorias terão percentuais diferentes. Veja quais são elas:

  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): 5,53%, retroativo a maio de 2025
  • Ministério Público de Minas Gerais (MPMG): 5,53%, também retroativo a maio de 2025
  • Defensoria Pública de MG: 4,44%
  • Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG): 10,94%, considerando perdas inflacionárias acumuladas
  • ALMG: 5,4%

Simões tenta abrir caminho, mas servidores seguem insatisfeitos

Apesar de Simões comemorar a aprovação do reajuste, os servidores não ficaram contentes com o percentual. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o índice não cobre a defasagem acumulada durante o governo de Romeu Zema (Novo).

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 41,83%, que, segundo eles, visa recuperar as perdas acumuladas entre 2019 e 2025, além de aplicar a correção prevista na portaria nº 82 do Ministério da Educação (MEC), de 30 de janeiro de 2026.

A portaria 82 oficializa o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica para 2026, fixado em R$ 5.130,63.

De olho no Palácio Tiradentes, Simões terá que se esforçar para se aproximar dos servidores públicos. Durante a passagem do cargo de Zema para Simões, os trabalhadores realizaram um ato em frente à ALMG, alegando que a gestão dos dois não foi positiva para a categoria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?