metropoles.com

O estúdio como refúgio: Liniker e o processo íntimo na música

Liniker revela o prazer de ser produtora executiva do próprio disco; em que a obra ainda é “só dela” antes de ser entregue ao mundo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação
Liniker
1 de 1 Liniker - Foto: Divulgação

Poucos artistas contemporâneos reivindicam o processo com tanto afeto quanto Liniker. “O estúdio é onde a obra ainda é só minha”, afirma. Antes do disco virar público, antes de virar turnê, antes de virar coro — existe esse instante secreto.

Essa paixão pela criação se manifesta no controle minucioso sobre a produção, desde a composição até a engenharia de som, podendo definir qual sensação o trabalho deve causar nela e no público.

A dedicação à produção foi tamanha que o disco “Índigo Borboleta Anil” foi feito “a lupa”.

Já no processo de “Caju”, ela foi incluída e enxergada pelos produtores (Fejuca e Gustavo Ruiz) como uma produtora, e não apenas como compositora e cantora. O disco, inclusive, foi indicado a Melhor Álbum de Engenharia de Gravação no Grammy Latino 2025.

O background de Liniker como dramaturga a preparou para essa visão conceitual. Na Escola Livre de Teatro, ela aprendeu a ser uma atriz “independente e experimental”, o que a permite estruturar a turnê “Caju” em quatro atos temáticos.

A importância da autoria é um reflexo do passado. A timidez inicial de Liniker vinha de uma responsabilidade por ter uma família muito musical. Ela saiu de Araraquara querendo ser atriz, mas a necessidade de se manter em São Paulo a levou a cantar na Praça Roosevelt.

Agora, a excelência do trabalho é a prova que ela não precisa provar nada para ninguém, mas que ela se dedica “horrores”. A busca é ser uma cantora de trajetória, com o sonho de fazer o som “atravessar gerações”.

Essa maturidade criativa estará plena no encerramento da 2ª edição do Festival Estilo Brasil, no dia 14 de dezembro, no Ulysses Centro de Convenções.

Compre seu ingresso

O Festival Estilo Brasil é apresentado pelo Banco do Brasil Estilo, com patrocínio do governo federal e dos cartões BB Visa, e realização do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.

Programação

Caetano Veloso
11 de dezembro

Liniker
14 de dezembro

Festival Estilo Brasil

Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?