Do soul “senhoril” ao pagode pop: Liniker reescreve juventude em Caju
Liniker usou o álbum premiado para se "divertir" e explorar gêneros como disco, house e arrocha, rompendo com a imagem de diva séria

Liniker é reconhecida pela crítica pela sonoridade soul e black music, mas o álbum “Caju” marcou uma ruptura consciente com essa rigidez de gênero. Ela sentiu que a indústria e o público a colocaram em um lugar que não correspondia ao desejo de experimentação.
A cantora revelou que a busca por diversão foi central na produção de “Caju”: “Estou fazendo esse disco porque tenho a impressão de que fui colocada em um lugar senhoril muito cedo”. “As pessoas olham para mim e me tratam com uma senhora, mas eu sou uma travesti de 29 anos. Eu só quero me divertir”.
A resposta dessa busca por liberdade é um disco sonoramente plural, que reúne um conjunto de subgêneros da música pop. “Caju” explora elementos de disco, house, pagode e arrocha, mostrando a capacidade de Liniker de ser experimental e acessível ao mesmo tempo.
Essa fluidez reflete as raízes familiares: a mãe, que era professora de dança de samba rock, e o avô, sanfoneiro. Liniker já manifestou que gostaria de fazer samba ou ser convidada para um projeto de pagode, citando a importância desse gênero na história da música preta.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesLiniker sempre transitou entre mundos, mas agora organiza todos eles em um álbum que ganhou três Grammys e mais de 160 milhões de plays. A turnê, dividida em quatro atos, transforma a trajetória da artista em espetáculo performativo — onde “Popstar”, “Febre” e “Veludo Marrom” exaltam essa energia de reconciliação consigo mesma.
Caju é a prova de que diversão também é uma forma de excelência. E será com essa vibração dançante que Liniker encerra o Festival Estilo Brasil em 14 de dezembro.
O Festival Estilo Brasil é apresentado pelo Banco do Brasil Estilo, com patrocínio do governo federal e dos cartões BB Visa, e realização do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.
Programação
Caetano Veloso
11 de dezembro
Liniker
14 de dezembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital



