13 de novembro de 2020: Você é parascavedecatriafóbico ?

Uma ou duas vezes, todos os anos, ela volta para quebrar a alegria de estar numa sexta-feira. Quem tem medo dela tem até nome.

atualizado 13/11/2020 5:58

Calendário sexta-feira 13Foto: Getty Images

Já não é mais tanto uma curiosidade. Afinal, pelo calendário gregoriano, a frequência da sexta-feira 13 é garantida entre 1 e 2 vezes por ano, teve até alguns com 3 (as últimas vezes foram em 2012 e 2009). Sua simbologia também é fácil de encontrar no dia-a-dia: o número 12 faz parte de nossa história desde que os romanos acrescentaram dois meses (julho e agosto) no calendário.

12 é bom, 13 é demais. Aconteceu no banquete dos deuses nórdicos, no Olímpio grego, e até mesmo na última refeição de Jesus. O Metrópoles também se interessa hoje ao Dia do Azar, sem contar que os astros indicam mais uma semana tensa a atravessar para ver terminar 2020.

Medo irracional, mas efeitos reais: as bolsas de valores do mundo ocidental costumam ter um volume de contratos menor neste fatídico dia. O que não influencia na tendência de alta ou de baixa. Já as operadoras de lotéricas esfregam as mãos: chegam a ver o dobro de apostadores. Particularmente os que acreditam que “infeliz no amor, feliz no jogo”.

Ainda tem curiosidade sobre a sexta-feira 13? Os Cabeças da Notícia da Rádio Metrópoles contam mais hoje mesmo (13/11) em Brasília e região no 104.1 FM e no mundo inteiro pelo aplicativo.

 

 

Últimas notícias