metropoles.com

Weintraub acertou em declaração sobre Proclamação da República

O Brasil comemora com hino e tudo um golpe militar, episódio do qual as Forças Armadas não têm nada para se orgulhar

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Abraham Weintraub
1 de 1 Abraham Weintraub - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

“O que estamos comemorando hoje?”, perguntou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na festa de 15 de novembro, dia da Proclamação da República. Grande pergunta. É de se admirar, na verdade, que nenhuma autoridade pública tenha perguntado isso nos últimos 130 anos. Comemorar o quê? O ministro achou ruim que o 15 de novembro festeje “uma infâmia” feita ao Imperador Pedro II – traído pelos oficiais do seu Exército, expulso do governo sem qualquer tipo de plebiscito ou manifestação popular que justificasse isso e banido para sempre do Brasil, sem jamais ter cometido crime algum. Infâmia? Põe infâmia nisso. Mas o pior de tudo é que a Proclamação da República foi um golpe militar do estilo sul-americano mais lamentável – o primeiro, aliás, desde a independência do Brasil.

É isso, e apenas isso: o Brasil comemora oficialmente, com hino e tudo, um golpe militar. Pior ainda, atribui glória, coragem e patriotismo a um episódio do qual as Forças Armadas não têm nada para se orgulhar – ao contrário, é um dos seus piores momentos. Não adianta nada falar em “abre as asas sobre nós”, “pálio de luz desdobrado”, “torpes labéus” e outras bobagens que vão daí para baixo. Foi golpe, sim, e hoje é apenas um feriado, embrulhado na preguiça das comemorações nacionais que fazem pouquíssimos brasileiros se sentirem bem, ou mais patriotas – na verdade, não sentem nada na maioria delas.

É contra a etiqueta corrente nas zonas civilizadas na nossa sociedade, como bem se sabe, falar alguma coisa boa em relação ao ministro Weintraub – por conta dessa declaração, aliás, pediram até sua renúncia ao cargo, nada menos que isso. Mas ele também é capaz de acertar, como a maioria dos seres humanos. Nessa aí acertou em cheio.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?