metropoles.com

“Príncipe” diz que não há o que comemorar com a República

O deputado governista não foi o único a criticar a data. Os ministros Abraham Weintraub e Onyx Lorenzoni também reclamaram

atualizado

Compartilhar notícia

Câmara dos Deputados
Luiz Philippe de Orléans e Bragança
1 de 1 Luiz Philippe de Orléans e Bragança - Foto: Câmara dos Deputados

príncipe e deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança, herdeiro da família real brasileira, lamentou as comemorações da Proclamação da República nesta sexta-feira (15/11/2019).

Luiz Philippe usou o Twitter para comentar: “Quando a data de hoje pesar na consciência nacional será o dia em que teremos o que comemorar”, escreveu.

O deputado governista não foi o único a criticar a data. Os ministros da Educação, Abraham Weintraub; da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; e o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, falaram sobre o fato histórico.

Para Weintraub, o feriado é como a comemoração de uma “infâmia” cometida há 130 anos contra D. Pedro II, que, para ele, foi “um patriota, honesto, iluminado, considerado um dos melhores gestores e governantes da história”.

“Não estou defendendo que voltemos à monarquia, mas… O que diabos estamos comemorando hoje? Há 130 anos foi cometida uma infâmia contra um patriota, honesto, iluminado, considerado um dos melhores gestores e governantes da história (Não estou restringindo a afirmação ao Brasil)”, escreveu.

Mourão afirmou que a era imperial muito fez pela independência e unidade do Brasil. No entanto, disse que, abalada por graves crises, teve que dar lugar a um “regime mais consentâneo à realidade nacional”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?