metropoles.com

Congresso, ao ver dinheiro, se anima a negociar. Surpresos?

A apresentação do pacote de medidas econômicas do governo ao Congresso inclui mais dinheiro para estados e municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro e Paulo Guedes
1 de 1 Jair Bolsonaro e Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

De todo esse pacote de reformas que o governo está mandando para o Congresso, talvez valha prestar atenção especial às mudanças propostas na redistribuição do dinheiro público. O importante a notar, aí, é que estados e municípios terão mais dinheiro – e se há uma coisa que senadores e deputados adoram ouvir é essa modalidade específica de desconcentração de renda.

Mais dinheiro “para estados e municípios” significa, na prática, mais dinheiro a ser gasto de acordo com algum tipo de influência real dos políticos. Isso, por sua vez, significa mais chances reais de reeleição, e nada mobiliza tanto os corações e mentes dos parlamentares brasileiros (e de qualquer país, para falar a verdade) quanto continuar nas cadeiras que ocupam.

O dinheiro, aparentemente, não é pouco – mesmo por que deve fazer parte dele a nova fortuna que vai aparecer no caixa do poder público, já a curto prazo e nos próximos anos, com a abertura do Brasil para a exploração do seu petróleo. São centenas de bilhões de dólares que até há pouco não valiam um tostão, pois permaneciam enterrados no fundo do mar – e agora começarão a vir à tona.

Os “royalties” e outras participações nessa montanha de recursos são um ponto essencial no entendimento entre o governo, que fará a divisão, e os políticos, que vão se beneficiar dela. Estão falando, já, em 400 bilhões de reais para estados e municípios ao logo dos próximos 15 anos, pode ser mais. Nessas horas é incrível como aumenta a disposição de negociar – qualquer coisa – por parte do Congresso Nacional.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?