Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Janela Indiscreta

PSol pede cassação de deputado que interrompeu opositora na Câmara

Partido solicitou que Conselho de Ética abra procedimento contra José Medeiros (PL-MT) por ter cortado fala de Talíria Petrone (PSol-RJ)

23/06/2022 15:24
Rafaela Felliciano/Metrópoles
PSol pede cassação de deputado que interrompeu opositora na Câmara

O PSol ingressou, nesta terça-feira (21/6), com uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado federal José Medeiros (PL-MT).

Na última quarta-feira (15/6), o parlamentar interrompeu a fala da deputada Talíria Petrone (PSol-RJ) durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa.

Na ocasião, a deputada do PSOL questionava o ministro da Justiça, Anderson Torres, sobre a execução, pela Polícia Rodoviária Federal, de Genivaldo de Jesus, em Sergipe, e mencionou também os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, no Vale do Javari, no Amazonas.

Na representação, o presidente do partido, Juliano Medeiros, lembra que não é o primeiro caso de violência política de gênero no país – nem é a primeira vez que tentam silenciar a congressista do Rio de Janeiro.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Deputada tem fala interrompida por bolsonarista em oitiva com ministro

“O esforço em colocar uma mordaça nas liberdades democráticas é o verdadeiro modus operandi da atuação deste governo – seguido fielmente pelo deputado Medeiros. A lógica do combate ao inimigo, típica de regimes autoritários, está presente de forma constante na condução de Bolsonaro e seus aliados e não por acaso mulheres negras que decidem ocupar a política carregando um conjunto de pautas concernentes à suas realidades, como Talíria Petrone, são alvos constantes”, ressaltou a sigla no documento.

O partido pede que o Conselho de Ética da Câmara instaure o processo de investigação e declare a quebra de decoro parlamentar por parte de José Medeiros, cassando o seu mandato.

Para Talíria Petrone, é inadmissível que qualquer parlamentar tente calar uma deputada eleita e com legitimidade para fazer questionamentos a qualquer integrante do governo.

“Se o deputado bolsonarista tinha a intenção de me calar, perdeu tempo, porque nada vai nos intimidar diante do ódio e da forma violenta como agem. Agora queremos que ele responda por essa atitude que não condiz com a postura de um homem eleito para um cargo público”, disse a deputada.

Veja a representação:

Representação – PSOL v José Medeiros – Conselho de Ética – ass juliano by Metropoles on Scribd