metropoles.com

MP dá 15 dias para GDF apresentar plano contra desabamento de conjunto histórico

Fazendinha está localizada na Vila Planalto e, segundo indica a Promotoria de Justiça, pelo menos três casas têm risco de desmoronar

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / MPDFT
fazendinha
1 de 1 fazendinha - Foto: Reprodução / MPDFT

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) estabeleceu um prazo de 15 dias para que o Governo do Distrito Federal (GDF) apresente um plano de ação para evitar o desabamento do Conjunto Fazendinha, estrutura histórica localizada na Vila Planalto, no centro de Brasília. A cobrança foi encaminhada para as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e, ainda, para a de Cultura.

De acordo com a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), uma vistoria foi realizada no local ainda em novembro do ano passado a fim de apurar denúncias recebidas pelo órgão de fiscalização. De acordo com o relatório, três casas antigas possuem risco de desabamento. Para o promotor Roberto Carlos Batista, as construções “possuem valor histórico de muita importância”.

“Três casas estão vulneráveis (Casas 1, 4 e 5) sofrendo a ação de intempéries, com risco de agravamento da situação e desabamentos, que já ocorreram em partes das edificações. As casas estão com as coberturas deterioradas e paredes sem proteção, expostas às chuvas e toda a ação do tempo. Em alguns pontos, escoramentos improvisados sustentam partes das coberturas. Falta manutenção básica, limpeza e pintura”, indica a vistoria do MP.

Também conhecido como Acampamento Pacheco Fernandes, o Complexo Fazendinha compreende quatro casas de madeira da época da construção de Brasília. Todas localizadas em uma quadra formando um conjunto de edificações muito próximas. O local foi erguido em 1950 e tombado como Patrimônio Cultural em 1988. Desde 2013 ele é administrado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). É composto por cinco casarões que foram utilizados por trabalhadores que participaram da construção de Brasília.

0

 

Grupo de trabalho

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF informou que foi editado um decreto com a determinação para se criar um plano de medidas de revitalização do Conjunto Fazendinha. Um grupo de trabalho foi criado para conduzir os trabalhos.

Ainda conforme informou a pasta, órgãos do Executivo local “estão atuando no local”, tendo sido iniciado processo de poda e roçagem da área. Será feita a retirada de entulho. Um edital será lançado para revitalização da área. (Com informações da Agência Brasil).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?