MPDFT quer plano do GDF para aumentar conscientização sobre Covid-19 no fim de ano

A intenção é trabalhar com a informação para reduzir a contaminação nas festas de Natal e Réveillon. Governo tem cinco dias para responder

atualizado 23/12/2020 18:57

MPDFTRICARDO BOTELHO/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu ao GDF informações sobre o Plano de Comunicação referente ao combate à Covid-19 no DF. A força-tarefa que acompanha as medidas de enfrentamento à doença quer saber como o Executivo distrital pretende conscientizar a população nos períodos de festas de fim de ano.

A intenção é mobilizar as pessoas para que os impactos da contaminação sejam minimizados durante o Natal e o Réveillon. O documento foi encaminhado à Secretaria de Comunicação do DF. O prazo de resposta é de cinco dias.

No ofício, o procurador distrital dos Direitos do Cidadão José Eduardo Sabo Paes ressalta a possibilidade de uma segunda onda de infecção pelo novo coronavírus. Ele pede prioridade nas ações de esclarecimento dos brasilienses.

Veja vídeo do procurador:

O GDF deverá responder a questionamentos sobre a existência de um plano estratégico de comunicação e quais as ações contempladas no plano, considerando os diferentes públicos e mídias. Também deve informar se existe intenção de promover campanhas de sensibilização sobre as medidas de proteção sanitária e sobre o plano distrital de vacinação contra a Covid-19 no DF.

Após a veiculação da matéria, o GDF encaminhou nota ao Metrópoles. A Secretaria de Comunicação disse que não recebeu o ofício do MPDFT. “O GDF, no entanto, ciente de sua responsabilidade junto à população, produziu e autorizou a veiculação, desde ontem, de campanha publicitária nos veículos impressos, digitais e em rádio e TV para informar sobre os riscos das festas de fim de ano”, informou por meio do documento.

Confira nota na íntegra: 

“A Secretaria de Comunicação não recebeu nenhuma notificação do MPDFT solicitando campanha de sensibilização à população contra a Covid-19 nos festejos de final de ano. O GDF, no entanto, ciente de sua responsabilidade junto à população, produziu e autorizou a veiculação, desde ontem, de campanha publicitária nos veículos impressos, digitais e em rádio e TV para informar sobre os riscos das festas de fim de ano.

A campanha alerta ser esse período um campo fértil para a propagação do coronavírus. E chama, ainda, a atenção para a necessidade de evitar aglomerações, usar máscara e lavar as mãos com álcool em gel”.

Últimas notícias